Canon instalou câmeras de reconhecimento facial em seus escritórios na China
Divulgação/Canon Information Technologies
Canon instalou câmeras de reconhecimento facial em seus escritórios na China

A Canon instalou em seus escritórios na China câmeras de "reconhecimento do sorriso". A tecnologia, que funciona com inteligência artificial , permite que apenas funcionários sorridentes entrem nas salas ou agendem reuniões, por exemplo. Isso garantiria, supostamente, que todos os funcionários estão felizes o tempo todo.

A instalação das câmeras foi reportada pelo Financial Times, em um relatório sobre como empresas chinesas vigiam seus funcionários com a ajuda de inteligência artificial.

Alêm das câmeras que garantem sorrisos, outras empresas também apostam em softwares que monitoram os computadores dos funcionários, câmeras que medem quanto tempo cada um gasta no horário de almoço e até mesmo aplicativos que descobrem o que os trabalhadores fazem fora dos escritórios.

De acordo com o The Verge, a Canon de fato anunciou as novas câmeras no ano passado. Na ocasião, a novidade não recebeu muita atenção na China, o que demonstra que esse tipo de controle é comum nas empresas locais.

Além da China, o uso de tecnologia para controlar funcionários também é comum nos Estados Unidos e no Reino Unido. A Amazon , por exemplo, já foi alvo de diversas acusações de que vigia seus funcionários que trabalham em armazéns, inclusive usando algoritmos para pontuar a produtividade de cada um e definir escalas de trabalho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!