A rede social Threads, concorrente do Twitter anunciada pelo Instagram, já está funcionando na web antes mesmo do seu lançamento oficial, que acontecerá nesta quinta-feira
(6).
Algumas marcas, celebridades e influenciadores digitais - incluindo brasileiros - receberam acesso antecipado à novidade. Por enquanto, as outras pessoas podem apenas ver os conteúdos na web, mas não conseguem interagir ou criar novos perfis.
Ao clicar em algum dos botões disponíveis nas publicações (como curtir, comentar, republicar ou compartilhar), o site mostra um QR Code que leva para o download do aplicativo, que ainda não foi lançado. A versão para iOS já está pré-disponível, enquanto a para Android está com um aviso de lançamento em breve.
Na web, a dinâmica do Threads parece ser bem parecida com a do Twitter. Por enquanto, a interface é bem limpa, sem muitos recursos ou distrações.
Nos perfis, é possível acessar o Instagram do usuário com apenas um clique - a fácil conexão entre as duas plataformas é uma das principais promessas da Meta. Os selos de verificação por relevância das contas do Instagram também parecem ter sido importados para o Threads - ainda não está claro se o Meta Verified
contemplará a nova rede social.
Além disso, o Threads permite que os seguidores do Instagram sejam importados para o Threads. No Instagram, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, tem 11,6 milhões de seguidores; no Threads, apenas 1,8 mil - o que sugere que poucas pessoas estão habilitadas a testarem a novidade neste primeiro momento.