O chefe do Instagram, Adam Mosseri, anunciou nesta terça-feira (4) que o lançamento do Threads, aplicativo de texto para concorrer com o Twitter, acontecerá na quinta-feira (6).
"Esperamos construir um lugar aberto e civilizado para conversas. Temos muito mais trabalho a fazer, mas estou muito animado para colocar o aplicativo em suas mãos e ouvir o que vocês pensam", anunciou Mosseri.
O aplicativo Threads - nome que remete às sequências de publicações no Twitter - já está pré-disponível nas lojas oficiais de aplicativos Google Play Store e App Store.
Através das lojas, é possível conhecer alguns detalhes da plataforma. O principal deles é que a novidade será conectada ao Instagram, ou seja, será possível importar o mesmo nome de usuário e os seguidores.
Em capturas de tela divulgadas nas lojas, dá para ter ideia de como será o feed da rede social, bastante parecido com o do Twitter. Cada publicação terá os botões de curtir, comentar, compartilhar ou enviar como mensagem. Confira:
Concorrência com o Twitter
O Threads será lançado em um momento em que o Twitter vem sendo bastante criticado pelos usuários. Desde que assumiu o comando da empresa, em outubro do ano passado, Elon Musk vem fazendo diversas mudanças na plataforma, sobretudo tornando alguns recursos exclusivos para assinantes.
Neste final de semana, o bilionário causou polêmica ao reduzir o número de publicações que um usuário não pagante pode ver diariamente
a 600 - após algumas horas, a taxa aumentou para mil.
Quando rumores do aplicativo Threads começaram a vazar no mês passado, Musk chegou a debochar sobre o tema. "Tenho certeza de que a Terra mal pode esperar para estar exclusivamente sob o controle de Zuck, sem outras opções", afirmou.
Esse comentário causou uma desavença entre Musk e o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, que acabaram marcando de se enfrentarem em um duelo de luta livre - o que não se sabe se, de fato, irá acontecer.