Olhar Digital

Cibercriminosos aplicam golpes antes mesmo da Black Friday
Unsplash
Cibercriminosos aplicam golpes antes mesmo da Black Friday

Um estudo da empresa de segurança digital Kaspersky mostra que, nas semanas que antecedem a Black Friday , os ataques de  phishing aumentaram em 9%. Entre os dias 29 de outubro e 18 de novembro de 2020, a companhia registrou 196 tentativas de golpe do tipo por minuto na América Latina.

O phishing  é o método mais comum de ser usado por hackers para roubar senhas e credenciais de acesso, bem como clonar cartões de crédito de compradores na internet.

Segundo a Kaspersky, o mês de novembro tem sido especialmente único no e-commerce durante o período de Black Friday. É normal que varejistas online criem promoções que perdurem todo o mês de novembro, mas devido à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), algumas lojas expandiram suas ofertas, seja em volume ou tempo de duração.

Você viu?

Quase seis milhões de golpes

De acordo com Fabio Assolini, analista sênior do time de investigação e análise da empresa, foram bloqueadas 5.936.074 tentativas de acesso a sites de phishing na América Latina no período de 29/10 a 18/11 deste ano. Em 2019, este número foi de 5.464.524 no mesmo período, o que representa um aumento de 9% na comparação ano-a-ano.

"A Black Friday é uma data muito especial. Já é tradição em muitos países latinos e não surpreende ver um crescimento nos ataques. Mas é curioso ver que existe uma tendência de leve queda nas atividades maliciosas e isso indica que os cibercriminosos não estão focando nessa fraude neste ano. Revisando as detecções por país na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, verificamos um grande crescimento das atividades na Argentina, de 25%. Porém, nos demais países, houve queda de 40%, 22%, 52%, 37% e 43%, respectivamente", disse Assolini.

O especialista continuou sua conclusão afirmando que o contexto pode estar "ligado aos impactos da pandemia nos países e em como o cibercrime reagiu frente a este cenário, priorizando os ataques contra empresas ou focando a fraude nos beneficiários dos auxílios emergenciais devido à pandemia".

Como forma de assegurar sua proteção durante o período de ofertas, a Kaspersky ressalta algumas medidas que podem ser conduzidas rotineiramente pelo usuário, como verificar o link de uma promoção antes de clicar nele e sempre preferir fazer as compras em lojas oficiais , averiguando os canais de reputação online para assegurar a idoneidade da empresa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!