Olhar Digital

phishing
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Phishing é uma das práticas mais usadas para roubar dados


O Google lançou, na última quinta-feira (13), um teste para alertar usuários sobre o phishing , uma forma de fraude eletrônica. 

Esses ataques são uma maneira comum de roubar senhas e dados pessoais de usuários. Geralmente, eles estão associados ao envio de e-mails com links falsos que direcionam o usuário a páginas enganosas semelhantes aos sites originais.

A intenção é enganar a vítima e induzi-la a revelar suas informações. Em outros casos, são enviados arquivos que podem conter programas maliciosos.

Leia também: Segurança importa, e muito, no smartphone; saiba como se proteger

O teste do Google é bem simples. Para iniciar, basta inventar um nome e um e-mail. Os dados fictícios serão usados apenas para personalizar o conteúdo durante o processo.

phishing
Captura de tela
O teste pede que o usuário analise alguns e-mails


O programa mostra oito situações suscetíveis ao phishing , desde e-mails com compartilhamento de Google Docs até mensagens para recuperação de senhas . Na parte superior da página, há dicas que alertam para elementos que podem ajudar o participante a identificar o golpe

Leia também: Conheça 6 golpes que podem te fazer perder dinheiro e saiba como evitá-los

Após o usuário assinalar se o conteúdo é ‘ phishing ’ ou ‘verdadeiro’, a plataforma ainda apresenta a opção ‘quero ver’, que detalha todos os sinais que provam a falsidade ou veracidade do e-mail . Entre as principais recomendações estão sempre atentar-se aos remetentes das mensagens e desconfiar de domínios diferentes do habitual. 

O teste pode ser feito em português  e já está disponível.

    Veja Também

      Mostrar mais