Olhar Digital

Zoom deixa videochamadas gratuitas ilimitadas
Unsplash/ Gabriel Benois
Zoom deixa videochamadas gratuitas ilimitadas

Assim como aconteceu no período de Ação de Graças, o Zoom removerá o limite para videochamadas gratuitas em todo o mundo durante alguns dias do fim deste ano. Até então, as reuniões tinham duração de 40 minutos; com a liberação, esse limite não existirá por um tempo determinado.

Os usuários de contas gratuitas não precisaram se preocupar com limitações durante parte da véspera de Natal, Natal , véspera de Ano Novo e Ano Novo .

No dia 23 de dezembro, a partir das 12h, o limite será retirado e só deve retornar em 26 de dezembro às 8h. A tempo do fim do ano, as restrições serão suspensas às 12h de 30 de dezembro. Os usuários poderão criar reuniões sem qualquer limite até 8h de 2 de janeiro. Lembrando que foram considerados os horários de Brasília.

Você viu?

Até o momento, caso os usuários quisessem conversar mais, teriam de iniciar uma outra reunião e convidar os integrantes novamente. Ao remover o limite para esses feriados, espera-se que os participantes de encontros virtuais com amigos e familiares foquem mais na interação entre as pessoas do que no tempo.

Além do Zoom , os usuários têm à disposição uma outra opção: o Google Meet . O software tornou-se uma opção viável para o período, já que, segundo o Google, não haverá restrições até 31 de março de 2021 . Isso quer dizer que as chamadas podem durar até 24 horas sem serem interrompidas.


Polêmica de segurança

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (Federal Trade Commission, ou FTC) anunciou em 10 de novembro um acordo com a Zoom Video Communications que exigirá que a empresa implemente um programa mais robusto de segurança. De acordo com o órgão, a companhia “enganou os usuários” por anos ao anunciar que oferecia “criptografia ponta a ponta de 256 bits” como proteção.

As chaves criptográficas mantidas pelo Zoom , porém, poderiam permitir que a empresa tivesse acesso ao conteúdo das reuniões de seus clientes. "Durante a pandemia, praticamente todos – famílias, escolas, grupos sociais e empresas – estão usando videoconferência para se comunicar, tornando a segurança dessas plataformas mais crítica do que nunca”, afirmou o Diretor do Bureau de Proteção ao Consumidor da FTC, Andrew Smith.

A FTC ainda afirma que o Zoom também enganou alguns usuários que queriam armazenar reuniões gravadas na nuvem, garantindo que esses vídeos seriam criptografados imediatamente após o término da videoconferência . “Em vez disso, algumas gravações supostamente foram armazenadas sem criptografia por até 60 dias nos servidores do Zoom antes de serem transferidas para seu armazenamento seguro em nuvem”, afirma o órgão.

Um porta-voz da Zoom disse em um comunicado enviado por e-mail ao site The Verge que a segurança de seus usuários é uma prioridade e que já tratou dos problemas discutidos com a FTC. “A resolução está de acordo com nosso compromisso de inovar e aprimorar nosso produto, pois oferecemos uma experiência de comunicação de vídeo segura”, diz a declaração.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!