Tamanho do texto

Lista com as piores senhas utilizadas pelos usuários também apresenta termos do esporte e sequências númericas

Empresa anunciou a quinta edição do ranking com as piores senhas usadas pelos usuários
Reprodução
Empresa anunciou a quinta edição do ranking com as piores senhas usadas pelos usuários

Pelo quinto ano, a SplashData divulgou uma lista com as piores senhas utilizadas na internet. Termos como "123456" e "password" seguem no topo do ranking e mostram como os usuários continuam utilizando senhas, no mínimo, arriscadas. O relatório é o resultado de uma compilação feita a partir das mais de dois milhões de senhas vazadas durante o ano.

Algumas palavras novas entraram no ranking e até contam com mais caracteres. Para a empresa, isso mostra um esforço dos sites e dos usuários em ter mais segurança. Entretanto, as senhas que passaram a fazer parte da lista não podem ser consideradas mais inteligentes. "Temos visto um esforço de muitos para tornarem suas senhas mais seguras incluindo mais caracteres. Mas se elas forem baseadas em padrões simples, vão te colocar em um risco tão grande quanto ter sua identidade roubada por hackers", disse Morgan Slain, CEO da SplashData no comunicado.

Assim como nas últimas edições, as senhas com sequências númericas continuam como as mais utilizadas pelos usuários, aparecendo sete vezes entre as 25 mais comuns. A lista também mostrou que senhas relacionadas a esportes não são as mais recomendadas, apesar de comuns. "Baseball" e "football" ocuparam duas das dez primeiras posições.

Algumas das novidades do ranking deste ano estão ligadas ao cinema. Termos como "starwars", "solo" e "princess" mostraram que os usuários se inspiram em Star Wars no momento de definir uma senha. "Usar esportes e a cultura pop não é uma boa ideia. Esperamos que com mais divulgação sobre os riscos de utilizar senhas fracas os usuários tomarão medidas para torná-las mais seguras", complementa Slain.

A SplashData recomenda que o usuário utilize senhas com doze caracteres ou mais, misturando números, letras e símbolos, e evite repetir a mesma senha em sites diferentes. Além disso, o usuário pode utilizar um gerenciador para organizar e proteger suas senhas, criar opções mais seguras e se conectar diretamente em sites. A empresa conta com um gerenciador próprio, o SplashID, mas o usuário pode optar por alternativas como o LastPass, 1Password e RoboForm. As senhas presentes no ranking foram utilizadas com mais frequência por usuários da América do Norte e Europa.

Confira o ranking das piores senhas e o que mudou em comparação com 2014:

1 - 123456 - Não mudou de posição

2 - password - Não mudou de posição

3 - 12345678 - Subiu uma posição

4 - qwerty - Subiu uma posição

5 - 12345 - Caiu duas posições

6 - 123456789 - Não mudou de posição

7 - football - Subiu três posições

8 - 1234 - Caiu uma posição

9 - 1234567 - Subiu duas posições

10 - baseball - Caiu duas posições

11 - welcome - Nova

12 - 1234567890 - Nova

13 - abc123 - Subiu uma posição

14 - 111111 - Subiu uma posição

15 - 1qaz2wsx - Nova

16 - dragon - Caiu sete posições

17 - master - Subiu duas posições

18 - monkey - Caiu seis posições

19 - letmein - Caiu seis posições

20 - login - Nova

21 - princess - Nova

22 - qwertyuiopv - Nova

23 - solo - Nova

24 - passw0rd - Nova

25 - starwars - Nova

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.