
Em fase de testes, o carro autônomo desenvolvido pelo Google causou seu primeiro acidente com colisão em outros veículos. O erro ocorreu em Mountain View, Califórnia, em 14 de fevereiro quando o Lexus SUV utilizado pela empresa mudava de faixas e foi em direção a um ônibus.
Ao informar o acidente, o Google disse que o carro se moveu para a faixa da direita para fazer uma conversão, mas parou quando detectou sacos de areia bloqueando a passagem. O acidente aconteceu quando o carro virou à esquerda para contornar o obstáculo.
Um carro do Google já se envolveu em outro acidente em 2015 . Na ocasião, a empresa argumentou que o carro não foi o responsável pelo acidente. Entretanto, na última colisão, a posição do Google foi diferente. A empresa se manifestou por meio do relatório mensal. "Neste caso, claramente admitimos certa responsabilidade, pois se o nosso carro não estivesse se movimentando não haveria a colisão".
De acordo com o Wired , o ônibus estava a uma velocidade de 24 km/h e o carro do Google a 3,2 km/h no momento do acidente. Não houveram feridos, mas uma roda do carro foi danificada. O site também apontou que até janeiro de 2016, os carros da empresa se envolveram em 17 acidentes, todos causados por erro humano.
Capazes de reconhecer sinais de outros motoristas, os carros autônomos do Google já se movimentaram por mais de 2 milhões de quilômetros desde 2009. A estimativa da empresa é colocar os veículos nas ruas até 2020.