Tamanho do texto

Modelo de franquia vale para novos contratos, mas clientes antigos também terão limite de uso se mudarem de plano

No modelo de franquia, o usuário tem direito a um limite de uso da rede durante o mês
Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
No modelo de franquia, o usuário tem direito a um limite de uso da rede durante o mês

Além de cobrir novos contratos de internet fixa, a franquia de dados valerá também para clientes da Vivo que mudarem para outros planos. De acordo com a empresa, toda mudança de velocidade gera um novo contrato. Assim, se um cliente antigo alterar seu plano será considerado um novo assinante e a operadora passará a cobrar pelo uso de dados.

Os clientes que adquiriram planos do Vivo Fibra ou da GVT (que agora faz parte da Vivo) até 1º de abril de 2016 e não mudarem de plano não se enquadram no novo modelo com limite de uso. O mesmo vale para clientes que fecharam contratos de internet ADSL (ex-Speedy) até 4 de fevereiro de 2016.

A empresa também explica que oferecerá pacotes de dados adicionais para usuários que ultrapassarem a franquia. Entretanto, preço e tamanho destes pacotes ainda não foram definidos.

A Vivo explica que não haverá cobrança pelo consumo de dados até 31 de dezembro de 2016 e que a operadora "fará um trabalho prévio educativo, por meio de ferramentas adequadas, para que o cliente possa aferir o seu consumo". Segundo a Vivo, a mudança nos planos foi feita para acompanhar o modelo já adotado por outras empresas do setor.

O contrato de banda larga da Oi também prevê mudança caso o usuário ultrapasse o limite de uso do plano. De acordo com o regulamento, a operadora poderá reduzir a velocidade da internet para até 300 kbps, caso a franquia se esgote. Apesar disso, a empresa afirma que não pratica redução da velocidade ou interrupção da conexão e não planeja realizar alterações nesse sentido.

Os planos de internet fixa da NET já possuem franquias há mais tempo. De acordo com o contrato, se o limite de dados é ultrapassado, o usuário precisará navegar com a menor velocidade de internet oferecida pela empresa. O plano básico da NET alcança 2 Mbps.

A Tim possui planos de fibra ótica, mas não pretende adotar o modelo de franquia mensal para novos clientes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.