Tamanho do texto

Além do Google Home, empresa anunciou nova versão do Android, aplicativos e plataforma inédita de realidade virtual

Brasil Econômico

Ativado por comandos de voz, Google Home leva assistente pessoal para qualquer cômodo
Reprodução/Google
Ativado por comandos de voz, Google Home leva assistente pessoal para qualquer cômodo

O Google anunciou novos produtos e atualizações de serviços já existentes durante seu evento anual para desenvolvedores, o Google I/O. Entre os lançamentos, está o Google Home, um assistente doméstico que funciona mesmo sem o usuário estar com o smartphone por perto. Ativado por comandos de voz, o dispositivo poderá fazer as principais tarefas de um celular e, poderá se conectar com outros itens eletrônicos da casa.

A empresa também apresentou uma plataforma para popularizar a realidade virtual entre os usuários. Assim como o Cardboard, o Daydream, como foi batizado, funcionará com a ajuda de um smartphone. O aparelho também terá um controle para interações nos jogos e aplicativos.

O sistema operacional Android receberá uma atualização. Um dos recursos da nova versão, conhecida apenas por N, poderá exibir dois aplicativos ao mesmo tempo. O recurso deverá ser bastante utilizado por usuários de aplicativos de vídeo, que poderão acompanhar o que está sendo transmitido e continuar usando o celular em outras tarefas.

Assistentes pessoais

Baseado no assistente virtual do Android, o Google Assistant é um dos lançamentos mais importantes do evento. Além de realizar perguntas, como já acontece com o Google Now, o usuário poderá ter um diálogo com a plataforma.

O Google Assistant também terá maior interação com aplicativos de terceiros como WhatsApp, Spotify e Uber. Com o tempo, o assistente saberá mais sobre o padrão de comportamento do usuário. De acordo com o Google, o objetivo é ajudá-lo a realizar as tarefas da maneira mais fácil. Além de tornar o Google Home viável, o Assistant será fundamental no aplicativo de mensagens instantâneas Allo.

Allo permite realizar pesquisas no Google sem sair da conversa
Reprodução/Google
Allo permite realizar pesquisas no Google sem sair da conversa

Aplicativos de mensagens

O Google apresentou concorrentes em potencial para aplicativos como WhatsApp e Skype. O Allo é um app desenvolvido para simplificar as conversas. Conforme é utilizado, o aplicativo aprende o estilo de escrita e passa a sugerir respostas rápidas para o usuário não precisar digitar.

O aplicativo permite realizar pesquisas no Google sem precisar sair da conversa. Além do buscador, o app também exibe conteúdos do Maps, YouTube e Tradutor.

O Google também apresentou o Duo, um app de videoconferências que funciona mesmo em conexões ruins. Assim como o que já acontece no WhatsApp, as chamadas serão criptografadas para dificultar que agentes externos tenham acesso às conversas. Os dois aplicativos serão disponibilizados para dispositivos Android e iOS nos próximos meses.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.