Brasil Econômico

A nova versão do Android ainda não tem um nome (como Marshmallow ou Lollipop), mas o Google já revelou muitas novidades que os usuários poderão aproveitar quando o sistema chegar a mais aparelhos. Durante o lançamento oficial no Google I/O, a empresa mostrou atenção especial para melhorias na performance do Android N, mas também lançou recursos visuais que facilitarão a vida do usuário.

O Google liberou recentemente uma versão de testes para alguns usuários finais, como o que já havia feito para desenvolvedores. Até o momento, o Android N está disponível apenas para o tablet Pixel C, desenvolvido pelo Google , e Nexus 6 ou mais recentes. Confira abaixo as principais mudanças do sistema operacional:

Recurso multitarefas será oferecido após críticas de usuários ao tablet Pixel C
Reprodução
Recurso multitarefas será oferecido após críticas de usuários ao tablet Pixel C

Multitarefas

A falta de uma opção para usar dois aplicativos ao mesmo tempo foi uma das principais críticas dos usuários após o lançamento do Pixel C. Com o lançamento do Android N, o recurso estará disponível não apenas nos tablets, mas também em smartphones.

Os aplicativos não precisam receber nenhuma atualização para funcionar com a tela dividida, entretanto, o usuário pode não conseguir selecionar áreas de alguns apps. Para dividir a tela, basta dar dois toques rápidos no último aplicativo usado.

Realidade virtual

O Google, que já possui o Cardboard, um óculos de realidade virtual  feito de papelão, continua investindo nessa área. A empresa anunciou o Daydream, uma plataforma totalmente compatível com Android. Para assistir conteúdos em 360 graus no Android, será preciso um celular com tela e sensores adequados e um óculos semelhante ao Gear VR , da Samsung. O aparelho deverá utilizar o conteúdo de plataformas próprias, como YouTube, Street View e Google Fotos, e de parceiros, como Netflix, Ubisoft e EA Games. De acordo com o Google, a plataforma será lançada nos próximos meses.

Novos emojis

O Google atualizará seus emojis na nova versão do Android. O objetivo é alterar alguns ícones, para torná-los mais uniformes. De acordo com o The Verge , a empresa também propôs que o Unicode Consortium , responsável por definir o padrão para emojis, crie 13 novos emojis que representem melhor as mulheres no ambiente profissional.

Você viu?

Temas para teclados

A nova versão do Android terá mais novidades nos teclados. O usuário terá dezenas de novos temas para o teclado padrão que, atualmente, só é personalizado com a ajuda de aplicativos de terceiros. O Android N permitirá ao usuário escolher cores ou até uma imagem como plano de fundo do teclado.

Notificações

A área de notificações do Android N está mais funcional. Em vez de arrastar a barra de cima para baixo duas vezes para ver as informações, o usuário poderá ligar o Wi-Fi, economizar a bateria e silenciar notificações logo na primeira tela. Assim como o que acontece com alguns celulares da Samsung, que faz algumas modificações no sistema operacional, o Android N exibirá cinco ícones pequenos. O botões são personalizáveis e o usuário pode escolher quais são as opções mais importantes.

O sistema também dará a opção de personalizar a forma como notificações serão exibidas. Ao tocar e segurar sobre a notificação, ela poderá ser exibida em silêncio nas próximas vezes ou ser totalmente bloqueada.

undefined
The Verge
Área de configurações exibirá os principais dados logo abaixo de cada item

Configurações

A área de configurações receberá uma mudança importante. Uma das novidades é o topo da página, onde o usuário receberá sugestões para habilitar todos os recursos do aparelho oferece, como configurar contas de e-mail ou recursos de voz. Os principais dados de cada item do menu serão exibidos ainda na área de configurações. Assim, o usuário consegue descobrir a capacidade de armazenamento, a rede Wi-Fi conectada no momento e o consumo de dados móveis sem precisar entrar em uma nova página.

Performance

O Google afirma que a performance dos aparelhos melhora a cada atualização do sistema operacional. No caso do Android N, não será diferente. Uma das principais mudanças é a opção Data Saver, que reduz o consumo de aplicativos. Quando o usuário habilita esse recurso, aplicativos e algumas funções do sistema em segundo plano são bloqueados, ou seja, apenas o app exibido na tela e as funções essenciais consumem dados e da bateria.

O Doze, outro recurso voltado para a performance, também receberá ajustes para economizar bateria automaticamente quando perceber que a tela do celular está desligada. Atualmente, o recurso só é habilitado quando o sistema está a muito tempo sem ser utilizado, como de noite.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários