Tamanho do texto

Antes de definir qual programa será utilizado, usuário precisa analisar se recursos oferecidos serão realmente úteis

Brasil Econômico

Antivírus deve equilibrar bom desempenho e preço de acordo com a expectativa
iStock
Antivírus deve equilibrar bom desempenho e preço de acordo com a expectativa

Navegar na internet sem um programa que ofereça proteção é uma tarefa bem arriscada. Frequentemente, cibercriminosos criam campanhas maliciosas para ter acesso a dados do usuário. Por isso, além de tomar os cuidados normais , instalar um antivírus no computador pode ser uma saída interessante.

Existem diversos fatores a serem levados em consideração antes de escolher um antivírus . A decisão se torna ainda mais complicada pois não é recomendado instalar dois programas diferentes na máquina. Com o tempo, uma ferramenta pode diminuir a proteção da outra. O objetivo, portanto, deve ser encontrar qual a melhor opção no mercado de acordo com as suas necessidades e o quanto pretende ser investido.

Qual a configuração do computador?

Antes de escolher um programa, é importante comparar os recursos oferecidos por cada um e analisar se todos eles serão realmente úteis para o que você deseja. Quanto mais ferramentas um antivírus prometer, maior a chance do programa ocupar mais espaço na máquina e, consequentemente, deixar o computador mais lento. Portanto, é importante verificar a capacidade de armazenamento do computador para ter certeza de que sua performance não será afetada após a instalação.

LEIA MAIS:  Facebook pode ser porta para ataques virtuais: saiba como se proteger

Se a máquina usada conta com boas configurações, um antivírus com mais recursos pode ser a melhor opção. Por outro lado, se o sistema for mais simples, escolha uma proteção que ocupe menos espaço e proteja apenas o que é essencial.

Pago ou gratuito?

A opção paga nem sempre é a melhor alternativa para quem busca um antivírus. Em geral, a versão free possui os recursos essenciais para o usuário, enquanto a versão paga conta com ferramentas adicionais. Para definir qual a melhor solução, é importante definir qual a finalidade da proteção.

LEIA MAIS: Internet: veja as 5 táticas mais usadas pelos cibercriminosos

Se o objetivo é proteger um computador doméstico, a opção gratuita pode ser mais do que suficiente. Entretanto, opções como suporte telefônico só estão disponíveis nas versões pagas e podem ajudar em muitas ocasiões.

Comparativos

Visite o site das principais fabricantes e analise o nível de proteção de cada antivírus. Em geral, as empresas permitem que o usuário teste os programas pagos por um tempo determinado. A versão de demonstração pode ajudar a definir qual o escolhido.

Outra opção é verificar relatórios de sites especializados que oferecem análises sobre os principais antivírus disponíveis no mercado. Com uma área exclusiva para testes, o AV-Test  organiza cada programa por proteção, performance e usabilidade.

Interface

Depois de filtrar as opções de acordo com a sua necessidade, é importante escolher um antivírus que apresente uma interface simples. Afinal, você precisará usar o programa com frequência e quanto maior a dificuldade para usar o programa, será mais difícil manter a máquina em segurança.