Ainda que as ligações entre operadoras diferentes tenham ficado mais baratas nos últimos meses, muitos planos ainda cobram preços diferentes de acordo com a operadora. Para evitar cobranças indesejadas, os usuários são obrigados a perguntar qual a operadora usada pela outra pessoa. A tarefa é bem trabalhosa e já existem soluções que agilizam esse processo. Confira três plataformas que informam qual a operadora antes de fazer a ligação.
1) whoscall
Disponível para Android, iOS e Windows Phone, o whoscall utiliza informações enviadas pelos usuários para um banco de dados colaborativo para identificar qual a operadora usada pelos seus contatos. A tela inicial do aplicativo apresenta as últimas ligações recebidas e enviadas com informações sobre a operadora de cada número.
LEIA MAIS:
Seis aplicativos para identificar ligações de números ocultos
Você viu?
Se preferir, o usuário pode pesquisar pelo nome ou número para obter informações de um contato específico ou acessar o menu Contatos para descobrir qual a operadora usada por conhecidos. Apesar destes recursos, a principal função do whoscall é identificar e bloquear chamadas de serviços de telemarketing, propagandas e trotes.
2) mobobox
Grátis e sem propagandas, o aplicativo exibe etiquetas com a operadora ao lado do nome de cada contato. Para usar o mobobox , basta permitir o acesso à agenda de contato.
O app, disponível para iOS e Android, é compatível com aparelhos dual chip e exibe um relatório que mostra a duração de chamadas com números de cada operadora. Desta forma, é possível entender melhor como você usa o celular e decidir qual o melhor plano para o seu padrão de consumo.
3) Consulta Número
Uma alternativa é utilizar a ferramenta disponível no site da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações. Para descobrir a operadora, basta informar o número com DDD e digitar o código de segurança. Em seguida, a página exibirá um campo com o nome e a razão social da empresa. A ferramenta funciona tanto para celulares, quanto para telefone fixo.