Tamanho do texto

Especialista em marketing digital aponta 22 formas de conseguir mais curtidas e maior engajamento na rede social

Brasil Econômico

O especialista Jayson DeMers aponta algumas formas fáceis de ganhar seguidores no Instagram
iStock
O especialista Jayson DeMers aponta algumas formas fáceis de ganhar seguidores no Instagram

Se você é usuário apaixonado do Instagram e começa a compartilhar fotos e imagens – seja de sua vida pessoal ou de sua empresa – e não encontra maneiras de ser mais hábil na hora de ganhar seguidores, curtidas e engajamento, o mistério pode acabar agora. Ou, no mínimo, você poderá conquistar mais sucesso na rede social de maneira gratuita.

O especialista em marketing online para empresas, Jayson DeMers, compartilhou algumas formas fáceis de ganhar seguidores no Instagram que, apesar de serem voltadas para empresas e trabalhos, também pode funcionar em outros cenários - se o desejo for “bombar” na internet. Em um artigo ao site da Forbes, DeMers destacou que é comum que empreendedores e usuários da rede social desanimem depois de perceberem que publicações não têm um feedback grandioso ou, pelo menos, dentro do esperado.  

“Se toda a empolgação e o trabalho duro tiverem um retorno de apenas algumas curtidas dos mesmos seguidores, o empreendedor online poderá se sentir desencorajado, esquecendo-se dos benefícios do marketing nas redes sociais, que são possíveis quando ele consegue encontrar o caminho certo de sua iniciativa”, afirma.  

Assim, fique de olho nas dicas e prepare-se para ampliar seu público virtual.

1. #Hashtags #ferramenta #essencial

Use hashtags que são conhecidas por ajudar a aumentar o número de seguidores, tais como #FF (Follow Friday), #instafollow, #l4l (Like for like), #tagforlikes e #followback. 

2. Curta fotos alheias

Curta imagens aleatórias de pessoas que estão conectadas com você pelo Insta. A estratégia funciona: o empresário e colunista da Forbes e da Huffington Post, Neil Patel, contou que já testou a manobra e descobriu que, para cada 100 curtidas que fez, recebeu mais 6,1 seguidores. Não custa nada tentar, certo? Além de ser uma forma natural de interação. 

3. Invista em concursos e promoções

Promova, de vez em quando, um “concurso” na sua conta do Instagram. Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é deixando uma imagem que promova o concurso e, em seguida, peça para que as pessoas curtam a página e participem. Lembre de criar uma hashtag para a participação!

4. Peça feedback

Promova seu Insta (e outras contas de redes sociais) perguntando às pessoas que fazem parte de seu público-alvo e/ou que já seguem sua página o que elas gostariam de encontrar na página. Vale, por exemplo, fotos de “bastidores”, cupons, frases inspiradoras etc.

LEIA MAIS: Criança ganha US$ 10 mil após identificar falha de segurança no Instagram

5. Mais hashtags

Use hashtags populares para que suas imagens possam ser encontradas quando as pessoas fizerem buscas sobre tal tema ou tal local. Umas das mais utilizadas são #love #instagood, #tbt e #photooftheday.

6. Horários eficientes

Quer mais seguidores? Publique fotos entre 2h da manhã e 17h. Pesquisas mostram que estes são os horários mais efetivos para publicações bombarem.

7. Troca de favores

Busque e siga usuários do Instagram que usem hashtags como #followme e #likeforlike. Muitos deles vão te seguir de volta por isso.

8. Qualidade X Quantidade

Lembre-se de que qualidade é sempre mais efetivo que quantidade. Edite sua conta para que ela possua apenas as melhores imagens. Ninguém deseja seguir uma página em que centenas de imagens sejam compartilhadas de maneira inútil e malfeita.

9. Filtros

De acordo com a pesquisa “Fortune 500 Instagram Report”, da Track Mavens, o melhor filtro para marketing é o Mayfair. É o campeão e mais efetivo de todos oferecidos.

10. Biografia

Tenha certeza de que a Bio da sua página está bem escrita e completa. Inclua palavras-chave e hashtags e um link para o seu site. Acima de tudo, não seja um detentor de spam. Isso faz com que ninguém queira ler e seguir seu perfil.

11. Pergunte e interaja

Faça perguntas nas legendas das fotos. É uma boa maneira de aumentar o engajamento da publicação.

12. Domingo é dia

Poste aos domingos! Isso mesmo: é o dia em que há menos concorrência, o que pode fazer com que sua foto tenha mais visibilidade.

13. Coerência, por favor

Seja coerente: saiba por que você está postando e para quem. Tenha consistência sobre como você irá usar a plataforma e o número de seguidores irá crescer organicamente.

14. Frequência sem medo

Não tenha medo de postar com assiduidade. Ao contrário do que muitos acreditam, a frequência de publicações não dá um retorno negativo às páginas de empresas. Aliás, não foi encontrada nenhuma relação sobre a quantia de imagens postada e o engajamento recebido.  Tenha bom senso, pois é sempre bem-vindo. 

15. Potenciais seguidores

Siga as pessoas que aparecem como “usuários sugeridos”. Para isso, vá até as configurações (ícone na parte de cima à direita de sua tela), clique em “encontrar e convidar amigos” e, então, “usuários sugeridos”.

16. Localização

Use a ferramenta de geolocalização nas suas publicações – especialmente se a sua página é de um negócio local. Isso irá ajudar que as imagens apareçam para as pessoas que postarem fotos na área através da página de localização. É uma boa maneira de ter a atenção de usuários vizinhos.

17. Montagens

Faça montagens de fotos e vídeos – utilizando ferramentas tais como o PicFrame. Isso gera maior engajamento nas publicações.

18. Influenciadores

Pessoas que estão em evidência são ótima vitrine. Se você quer que seu produto venda mais – ou que sua marca seja mais procurada – peça para um influenciador mencionar seus produtos, ou tagueá-lo.

LEIA TAMBÉM: Cansou do Instagram? Veja sete razões para usar o renovado Flickr

19. Azul

Alguns estudos sugerem que fotos de coisas azuis geram 24% mais curtidas que imagens que são laranjas ou vermelhas, por exemplo.

20. Quarta-feira

O meio da semana parece inspirar usuários do Instagram a curtir mais fotos e/ou curtir mais páginas: nesse dia, o engajamento costuma ser bem maior.

21. Rostos

As fotos que possuem rostos humanos são 35% mais curtidas que aquelas que não aparecem ninguém. Vale a pena investir em publicações com sorrisos! =)

22. Mais luz

Pois é, a luz é um elemento que pode te ajudar a ganhar seguidores no Instagram . Isso porque, segundo pesquisas, as imagens que têm entre 65% e 85% de brilho são 24% mais curtidas que aquelas nas quais o brilho é menor que 45%.

    Leia tudo sobre: Instagram
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.