Tamanho do texto

Opção de pagamento estabelecida em 2013 em 10 países está disponível a partir desta quinta-feira em todo o Brasil; veja como funciona a modalidade

Uber passa a aceitar pagamentos de corrida via PayPal no Brasil
Fernanda Carvalho/Fotos Públicas
Uber passa a aceitar pagamentos de corrida via PayPal no Brasil

Você usa bastante o Uber? A multinacional norte-americana de transporte privado urbano anunciou que a partir desta quinta-feira (11) os usuários poderão efetuar o pagamento das suas viagens com a sua conta do PayPal diretamente do aplicativo Uber.

+ Uber lança serviço de entrega de refeições

A parceria do Uber com a PayPal foi estabelecida em novembro de 2013, mas só agora a novidade chegou ao Brasil. Usuários da Austrália, Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, Itália, Holanda e dos Estados Unidos contam há três anos com esse recurso.

Como faço para pagar minha corrida via PayPal?

Os usuários interessados em adotar essa nova opção de pagamento deve seguir os seguintes passos:

1. Atualizar o aplicativo da Uber para a última versão
2. Selecionar "Configurações" no menu do aplicativo
3. Clicar no perfil que deve ser atrelado à conta do PayPal: Pessoal ou Trabalho.
4. Selecionar o campo "Pagamento Padrão"
5. Escolher a opção "Adicionar Pagamento"
6. Selecione a opção "Paypal" e associar a conta ao aplicativo da Uber

Inovações

Essa é mais uma novidade da série de inovações que o Uber vem anunciando nos últimos meses. Em 29 de julho, o aplicativo de transporte passou a aceitar pagamentos em dinheiro em corridas de São Paulo . A estratégia foi adotada em uma tentativa do serviço de atrair passageiros que deixavam de usar o aplicativo porque ele não oferecia uma alternativa ao cartão de crédito. A implantação dessa nova modalidade de pagamento será gradativa – quando o usuário inicia uma nova corrida, o aplicativo informará se a opção está disponível.

Quando o pagamento é efetuado em dinheiro, o morotista do Uber fica com o valor integral, ao contrário do que acontece quando o pagamento é efetuado com cartão de crédito e o condutor paga taxas entre 20% e 25% por viagem ao aplicativo. A comissão da empresa é realizada por meio de descontos no pagamento semanal, que soma todas as viagens feitas com cartão de crédito.

O pagamento com dinheiro havia sido testado antes em Recife, Fortaleza e Salvador após a empresa perceber que mais de 60% dos usuários desistiam de se cadastrar quando o aplicativo pedia o número do cartão de crédito.

UberCopter

Em junho, o aplicativo liberou por um mês chamadas para viagens de helicóptero na Grande São Paulo. Os usuários interessados nesse tipo de serviço podiam escolher entre cinco helipontos e quatro aeroportos disponíveis. Batizado de UberCopter, o serviço foi o resultado de uma parceria do Uber com a Airbus. Quando o usuário solicitava o helicóptero, ele era encaminhado para uma página da Airbus onde usava as suas credenciais do Uber e informava o número de passageiros.