Tamanho do texto

Ferramenta consegue fazer buscas por imagens, transcrever mensagens de voz e poderá se integrar com aplicativos de terceiros, como Spotify e Uber

Brasil Econômico

Atualização do iOS não afeta apenas a Siri: dispositivos da Apple passam a se integrar com mais facilidade
Divulgação
Atualização do iOS não afeta apenas a Siri: dispositivos da Apple passam a se integrar com mais facilidade

A Apple aproveitou o evento de apresentação do iPhone 7 para anunciar a data de lançamento do iOS 10. A versão definitiva do sistema operacional chegará no dia 13 de setembro para todos os usuários e oferecerá mudanças significativas para os principais dispositivos da empresa. Um das plataformas que mais receberá mudanças é a Siri, assistente virtual do celular.

LEIA MAIS: App Store deve chegar a cinco milhões de aplicativos em 2020

Em junho, a empresa anunciou que tornaria a Siri mais aberta para aplicativos de outras empresas. Até o iOS 10, a plataforma só conseguia se comunicar com apps nativos do iPhone. O objetivo é incentivar produtoras de aplicativos a integrarem seus programas e tornar o recurso mais útil para o usuário. A decisão pode facilitar solicitações de corridas no Uber e a reprodução de músicas no Spotify, por exemplo. A assistente passa a fazer buscas por imagens e transcrever mensagens de voz.

Apesar do destaque para a assistente, o sistema operacional também ganhou melhorias em outras áreas. De acordo com o The Verge, os usuários terão mais widgets à disposição na tela inicial e notificações mais inteligentes. A integração entre o smartphone e o Mac também ficará melhor. Batizado de Universal Clipboard, o recurso permite ao usuário copiar textos ou imagens do iPhone e colar o conteúdo no computador. A funcionalidade deve simplificar o processo de transferir conteúdo de um dispositivo para o outro.

LEIA MAIS: Conheça cinco plataformas para ganhar dinheiro na internet

A Apple também apresentou um recurso em que o usuário pode levantar o iPhone para visualizar as notificações e a tela de bloqueio rapidamente. A empresa deve incentivar o uso de widgets em aplicativos de terceiros. O objetivo é acabar com a necessidade de abrir o app para o usuário conseguir responder uma mensagem ou checar uma informação, como o que já acontece com o Android 7.0 Nougat .

Outra novidade do iOS 10 é a opção de remover aplicativos da Apple. Apesar de não desinstalar o programa por completo, o recurso oculta boa parte dos apps que já vem instalados no sistema operacional. As mudanças na Siri e na interface do iOS 10 estarão disponíveis para iPhone 5 e superiores, iPod touch 6ª geração, iPad mini 2 e superiores, iPad 4ª geração, iPad Air e iPad Pro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.