Você provavelmente já gostou de uma música que ouviu no rádio, mas não conseguiu identificar o nome da música ou do autor, certo? O SoundHound ajuda a resolver esse problema. Com apenas um toque e alguns segundos, é possível descobrir a música que está tocando e ter acesso às letras e mais informações sobre o artista.
LEIA MAIS:
Como economizar bateria do celular sem instalar nenhum aplicativo
Para identificar as músicas, o aparelho com SoundHound precisa ser colocado próximo a uma saída de áudio que esteja reproduzindo a música em um volume suficiente. Assim como o Shazam, o aplicativo também funciona como um grande arquivo de informações pessoais, mas conta com algumas vantagens.
Entre elas, a possibilidade fazer pesquisas cantando trechos da música. Assim, não há a necessidade de correr quando ela está tocando no rádio ou na TV, por exemplo. E, depois de encontrar o que você estava procurando, o app mantém tudo em um histórico, para evitar perdas.
Você viu?
O serviço oferece também a opção de reproduzir a faixa em serviços de streaming como Spotify, Apple Music e Deezer. A plataforma exibe listas com músicas, vídeos, artistas e álbuns em destaque durante a semana. Outro recurso interessante é o mapa de descobertas de músicas perto de você, que permite acompanhar quais são as músicas mais populares na sua região.
LEIA MAIS:
7 dicas para aproveitar todos os recursos do Android
Disponível para Android, iOS e Windows Phone, o SoundHound ainda permite compartilhar e comprar músicas no mesmo local. A opção gratuita do aplicativo possui limitações de pesquisas. A versão ilimitada pode ser adquirida por cerca de R$ 14,99.
Aplicativos ajudam artistas
Serviços para identificar músicas, como o SoundHound, estão ajudando não apenas os usuários, mas também o mercado musical. Em 2015, o Shazam, "previu" o tamanho do sucesso que a faixa "Hello" , da cantora britânica Adele, faria em todo o mundo. De acordo com os desenvolvedores do aplicativo, mais de duas pessoas por segundo pesquisaram pela canção apenas nas primeiras 24 horas após seu lançamento. O total de 200 mil acessos em um dia foram usados como base para medir o impacto da música, mostrando o impacto de aplicativos desse tipo na indústria fonográfica.