A Netflix deve apresentar em breve uma atualização que permite assistir filmes e séries sem conexão com a internet. Segundo o site Streaming Observer, a plataforma de streaming poderá liberar a funcionalidade ainda em 2016. O recurso permitiria baixar determinados episódios quando o usuário estiver conectado a uma rede Wi-Fi e reproduzir o conteúdo posteriormente em qualquer local.
+ Saiba como usar o Vine, rede social para publicar vídeos de até 140 segundos
A novidade acabaria com um dos principais problemas da Netflix : o alto consumo para a franquia de dados móveis. De acordo com o site Light Reading, a plataforma não deu declarações sobre a nova funcionalidade, mas Dan Taitz, COO da Penthera, empresa especializada em vídeos para dispositivos móveis, confirmou os rumores.
"Sabemos por fontes do setor que a Netflix irá lançar este recurso", disse. "Minha expectativa é que até o final do ano, a empresa apresente uma opção de download para os usuários". Se as informações se confirmarem, os usuários poderão baixar vídeos para seus dispositivos enquanto estão conectados a redes Wi-Fi e assistí-los a qualquer momento.
Você viu?
Não está claro se os conteúdos baixados poderiam ser transferidos para outros locais. Entretanto, a plataforma deverá seguir modelos parecidos com os utilizados por concorrentes, como Comcast e Amazon. Os serviços oferecem a opção de assistir vídeos sem conexão, mas o recurso está disponível somente para uma pequena parte do conteúdo, por conta de questões ligadas a direitos autorais.
+ Netflix lança ferramenta para medir velocidade da internet
Para o site The Next Web, há grandes chances do recurso ser disponibilizado apenas para séries originais da Netflix, como Narcos e Stranger Things. O site lembra ainda que a ação de plataforma pode ser uma preocupação para sites de download ilegal, que oferecem aos usuários acesso a conteúdos em qualquer momento e qualquer lugar.
Mobilidade em outras plataformas
Recentemente, o Google anunciou um novo aplicativo para sua plataforma de vídeos. Batizado de YouTube Go, a ferramente permitirá que usuários baixem os vídeos do site e assistam a qualquer momento. Para usar o app, basta escolher um clipe e definir entre qualidade padrão ou reduzida, para economizar espaço de armazenamento no dispositivo.
Ao confirmar as configurações, o usuário é informado sobre o quanto da internet será gasto para baixar o vídeo. A ferramenta também organiza uma lista com sugestões baseadas nos interesses do usuário e poderá ser usada como modelo para o novo recurso da Netflix.