Tamanho do texto

Segundo empresa especializada em vídeos para celular, plataforma trabalha em recurso que permite acessar conteúdos sem conexão com internet

Assim como aocntece em plataformas concorrentes, recurso da Netflix poderá estar disponível para parte do contéudo
André Cardozo/iG
Assim como aocntece em plataformas concorrentes, recurso da Netflix poderá estar disponível para parte do contéudo

A Netflix deve apresentar em breve uma atualização que permite assistir filmes e séries sem conexão com a internet. Segundo o site Streaming Observer, a plataforma de streaming poderá liberar a funcionalidade ainda em 2016. O recurso permitiria baixar determinados episódios quando o usuário estiver conectado a uma rede Wi-Fi e reproduzir o conteúdo posteriormente em qualquer local.

+ Saiba como usar o Vine, rede social para publicar vídeos de até 140 segundos

A novidade acabaria com um dos principais problemas da Netflix : o alto consumo para a franquia de dados móveis. De acordo com o site Light Reading, a plataforma não deu declarações sobre a nova funcionalidade, mas Dan Taitz, COO da Penthera, empresa especializada em vídeos para dispositivos móveis, confirmou os rumores.

"Sabemos por fontes do setor que a Netflix irá lançar este recurso", disse. "Minha expectativa é que até o final do ano, a empresa apresente uma opção de download para os usuários". Se as informações se confirmarem, os usuários poderão baixar vídeos para seus dispositivos enquanto estão conectados a redes Wi-Fi e assistí-los a qualquer momento.

Não está claro se os conteúdos baixados poderiam ser transferidos para outros locais. Entretanto, a plataforma deverá seguir modelos parecidos com os utilizados por concorrentes, como Comcast e Amazon. Os serviços oferecem a opção de assistir vídeos sem conexão, mas o recurso está disponível somente para uma pequena parte do conteúdo, por conta de questões ligadas a direitos autorais.

+ Netflix lança ferramenta para medir velocidade da internet

Para o site The Next Web, há grandes chances do recurso ser disponibilizado apenas para séries originais da Netflix, como Narcos e Stranger Things. O site lembra ainda que a ação de plataforma pode ser uma preocupação para sites de download ilegal, que oferecem aos usuários acesso a conteúdos em qualquer momento e qualquer lugar.

Mobilidade em outras plataformas

Recentemente, o Google anunciou um novo aplicativo  para sua plataforma de vídeos. Batizado de YouTube Go, a ferramente permitirá que usuários baixem os vídeos do site e assistam a qualquer momento. Para usar o app, basta escolher um clipe e definir entre qualidade padrão ou reduzida, para economizar espaço de armazenamento no dispositivo.

Ao confirmar as configurações, o usuário é informado sobre o quanto da internet será gasto para baixar o vídeo. A ferramenta também organiza uma lista com sugestões baseadas nos interesses do usuário e poderá ser usada como modelo para o novo recurso da Netflix.

    Leia tudo sobre: Aplicativo YouTube
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.