Tamanho do texto

Rede social passa a oferecer área para usuários se programarem para assistir as transmissões; páginas verificadas serão as primeiras a usar novo recurso

O Facebook segue investindo em sua ferramenta de vídeos ao vivo. A rede social apresentou um novo recurso para agendar as transmissões e ajudar os usuários a se programarem para assistir os vídeos. As páginas verificadas que utilizam a interface do Facebook Live serão as primeiras a receber o recurso.

+ Chamadas de voz e vídeo do Messenger alcançam 300 milhões de usuários

Atualmente, as transmissões no Facebook Live começam de forma espontânea. Com a atualização, a rede social passa a oferecer uma área para os espectadores se conectarem à página enquanto esperam a transmissão começar. Segundo o Facebook, o agendamento permite ainda que os espectadores compartilhem a publicação com o vídeo em outras páginas para avisar o público com antecedência.

facebook live
Divulgação/Facebook
facebook live

A mudança também fará a ferramenta de vídeos oferecer transmissões mais colaborativas. Atualmente, o Facebook Live permite iniciar transmissões a partir de apenas um dispositivo. Com a atualização, a rede social passa a suportar vídeos produzidos por usuários à distância. A ferramenta pode simplificar a produção de jornais ou videocasts na plataforma.

Os novos recursos fazem parte de uma estratégia do Facebook para se aproximar, não apenas do público em geral, mas também de produtores de conteúdos profissionais, logo após o Periscope apresentar melhorias em sua plataforma. Nos últimos dias, a rede social de transmissão de vídeos do Twitter apresentou um recurso que permite o uso de câmeras externas e softwares de streaming mais avançados. De acordo com o site Venture Beat, a rede social pretende levar o recurso para mais usuários, mas ainda não definiu um prazo.

+ Quer se dar bem na internet? Fuja destes 4 mitos das redes sociais

Como agendar um vídeo ao vivo

Para criar um agendamento de uma transmissão na rede social, os administradores de páginas verificadas precisam seguir poucos passos. Primeiro, acesse a área "Ferramenta de Publicação", selecione "Biblioteca de vídeos" e depois "Ao Vivo". Em seguida, copie as credenciais da transmissão, como a URL do servidor, que poderá ser usados em softwares específicos para o stream. 

Depois, crie seu post de anúncio preenchendo os campos de título do vídeo, descrição e tags. As informações podem ser atualizadas a qualquer momento.  Finalize o agendamento com a inclusão de data e hora para o vídeo começar e de imagens que serão exibidas antes da transmissão.

Aposta nos vídeos

Os usuários do Facebook assistem cerca de 100 milhões de horas de vídeo em dispositivos móveis, de acordo com a vice-presidente da rede social para Europa, Oriente Médio e África, Nicola Mendelsohn. Para a executiva, os usuários deixarão de publicar textos na plataforma nos próximos cinco anos. Se eu tivesse que apostar, seria vídeo, vídeo, vídeo", disse em entrevista recente.

+ Como economizar bateria do celular sem instalar nenhum aplicativo

Em apenas um ano, o número de exibições saltou de um para oito bilhões. Ao mesmo tempo, as publicações em texto estão se tornando menos comuns. A transmissão de vídeos pelos usuários teve um retorno melhor que o esperado pelo Facebook, com média de dez vezes mais comentários que vídeos gravados. "A melhor forma de contar histórias neste mundo – onde tanta informação chega até nós – é, na verdade, o vídeo", diz Nicola, que comprova isso pelo engajamento dos usuários com o novo recurso.

    Leia tudo sobre: Facebook Aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.