Tamanho do texto

Serviços menores contam com diferenciais que ajudam em diferentes situações e são boas alternativas para plataformas como Spotify e Deezer

Brasil Econômico

As plataformas de streaming de áudio e vídeo estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Serviços como Spotify, Deezer e Netflix atraem milhões de usuários em todo o mundo, mas não as únicas opções do mercado. Entre os serviços de áudio, por exemplo, existem alternativas para os serviços mais conhecidos que oferecem diferenciais bem interessantes.

+ Do catálogo ao consumo de dados: qual o melhor streaming de música?

Alguns desses serviços são até gratuitos e pedem apenas um cadastro rápido. Confira uma lista do site CNET com algumas plataformas de streaming de áudio diferentes e que podem ser uma boa alternativa para expandir seus repertório musical.

Plataformas de streaming gratuitas podem ser boas alternativas para serviços com assinaturas mensais, como Spotify
Emily Canto Nunes/iG São Paulo e Divulgação
Plataformas de streaming gratuitas podem ser boas alternativas para serviços com assinaturas mensais, como Spotify


8tracks

Com um arquivo com destaque para artistas independentes, o 8tracks permite ao usuário definir um gênero preferido e o estado de espírito do momento para oferecer as playlists mais adequadas. As listas são criadas por DJs e por usuários comuns e são reproduzidas por meio de vídeos no YouTube. O único problema é a possibilidade de algumas faixas não estarem disponíveis no Brasil por questões relacionadas a direitos autorais na plataforma do Google.

Antes de iniciar uma seleção, é possível definir também bandas ou cantores favoritos. Entretanto, o 8tracks não oferece, necessariamente, listas com o artista escolhido. O objetivo é entregar o tipo de música que você provavelmente gosta, sem a obrigação de reproduzir faixas de artistas conhecidos. Gratuito, o serviço funciona em navegadores e conta com aplicativos para Android, Windows Phone, iOS e BlackBerry.

Focusmusic.fm

Como o próprio nome diz, o Focusmusic.fm tem um objetivo principal: reproduzir músicas que te ajudem a manter o foco. Disponível gratuitamente por meio do navegador, o serviço conta, principalmente, com faixas eletrônicas instrumentais para você manter a concentração durante seus afazeres. A plataforma possui uma interface simples que dá destaque apenas para o botões do player.

Player do Focusmusic.fm tem interface simples para te ajudar a manter a concentração
Divulgação
Player do Focusmusic.fm tem interface simples para te ajudar a manter a concentração

+ Saiba como excluir uma conta no Google

Para evitar distrações, nem mesmo o nome da música ou da playlist são exibidos logo quando o usuário acessa o site. Para descobrir uma determinada informação, é necessário clicar sobre os botões "Channels", relacionado à seleção, e "Track ID", sobre a música. Se, ainda assim, as músicas não estiverem ajudando a concentrar, é possível escolher o canal "Rain", para ouvir somente o som da chuva.

Hype Machine

A plataforma é ideal para quem gosta de descobrir artistas que ainda desconhecidos do grande público. O Hype Machine agrega de forma simples as músicas que os principais sites e blog sobre música estão publicando. O serviço informa a quantidade de blogs que compartilhou algo sobre uma determinada faixa e, quando pode, oferece links para download.

Disponível gratuitamente em navegadores e para os sistemas Android e iOS, a plataforma permite ao usuário reproduzir músicas sem a necessidade de criar uma conta. Mas se você preferir, é possível se vincular ao site para marcar suas canções favoritas e criar suas próprias playlists.

Noon Pacific

A plataforma seleciona toda semana dez novas músicas em um playlist enviada diretamente para o e-mail dos usuários. O Noon Pacific possui um arquivo semelhante ao Hype Machine, mas recebe uma espécie de curadoria para oferecer apenas as melhores músicas.

+ Saiba como usar o Vine, rede social para publicar vídeos de até 140 segundos

Com alguns anos de existência, o site de streaming já tem mais de 200 listas disponíveis para você ouvir quando quiser. O serviço permite compartilhar no Facebook ou no Twitter as faixas que estão sendo executadas e pode ser acessado de forma gratuita pelo navegador ou por aplicativos para Android e iOS.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.