Tamanho do texto

Nova tecnologia chega algumas semanas após o anúncio do suporte para vídeos em HDR, recurso que permite vídeos com contrastes mais intensos

The Game Awards será o primeiro evento com transmissão ao vivo em 4K pelo Youtube
Divulgação
The Game Awards será o primeiro evento com transmissão ao vivo em 4K pelo Youtube

Seis anos após começar a aceitar o upload de vídeos em 4K, o Youtube anunciou, na última quarta-feira (30), o suporte da tecnologia também para as transmissões ao vivo. A novidade vale tanto para o formato comum quanto para os vídeos em 360º.

+ Saiba quais são os critérios para ganhar dinheiro no Youtube

A primeira transmissão oficial de vídeos ao vivo em 4K no Youtube acontecerá na noite desta quinta-feira (1), durante o The Game Awards – evento que premia os melhores do ano em diferentes categorias no universo dos games. 

Apesar disso, os usuários não precisam esperar até a hora do evento para experimentar a tecnologia, pois ela já está disponível na plataforma. Para fazer a transmissão usando a nova funcionalidade, basta que o criador de conteúdo possua o equipamento adequado.

A nova tecnologia faz com que a plataforma de vídeos do Google dê um passo à frente dos concorrentes Periscope e Facebook Live, que limitam a qualidade das transmissões ao vivo em 720p e 30 frames por segundo, enquanto o Youtube passa a permitir até 60 frames por segundo na resolução 4K.

+ Pais agora podem bloquear canais e vídeos no Youtube Kids

Esta resolução é cerca de quatro vezes maior que a das transmissões em HD, que são de 1080p. Com isso, é possível alcançar um nível maior de detalhamento e nitidez.

HDR

A novidade das transmissões 4K em tempo real chega algumas semanas após o anúncio de que a plataforma de vídeos teria suporte para vídeos HDR (high dynamic range), recurso que possibilita a inclusão de vídeos com contrastes mais intensos, além de uma variedade de cores superior ao que é encontrado nas publicações comuns. 

A ideia do HDR é aumentar a diferença entre as áreas claras e escuras de uma imagem. Com isso, o usuário tem a sensação de ver imagens mais realistas, pois cada pixel na tela consegue exibir mais opções de cores e mais tons de contraste entre o branco e o preto.

+ Aplicativo de realidade virtual do Youtube é liberado para download

Apesar das mudanças na imagem, o recurso aplicado pelo Youtube não pode ser considerado avanço ou concorrência para o HD, 4K ou 8K, pois não tem o objetivo de aumentar o número de pixels, ou seja, deixar a imagem mais definida. O HDR pode atuar em qualquer resolução por se preocupar com a naturalidade da imagem exibida.

    Leia tudo sobre: Youtube
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.