Você é daqueles que sai de casa sem a carteira, mas não sem o celular? Se a respostas é sim, comemore. Nesta semana em Barcelona está acontecendo o Mobile World Congress, e em uma das discussões do evento, especialistas e empresas têm se mostrados interessados em impulsionar o pagamento móvel.
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De acordo com as empresas do setor, atualmente mais de 440 milhões de pessoas do mundo já realizam pagamento móvel para saldar compras ou serviços, e já deixam de lado seus cartões de bancos e o dinheiro em cédulas – que cada vez é menos utilizado – em casa.
No Brasil, a principal aposta dos empresários é a tecnologia de aproximação - que é quando o cliente encosta o celular na máquina de cartão para realizar a transação após digitar a senha – uma vez que 60% dos estabelecimentos de comércio e serviços do País permitem esse meio de pagamento, segundo a Associação Brasileira Empresas Cartão Serviço (Abecs).
Uma das únicas dificuldades que a implementação do pagamento móvel pode enfrentar no Brasil é que apenas 5% dos celulares em uso no País possuem capacidade de substituir o cartão nas compras físicas.
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Empresas
Pensando nesse potencial não só no Brasil, mas no mundo todo, a Samsung, por conta do seu serviço de pagamento móvel: Samsung Pay, vem ampliando o número de modelos capazes de realizar os pagamentos. A marca já tem 10 modelos, que não saem por menos de R$ 2 mil.
A Samsung mirando esse mercado inclusive já fez parceria com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Santander.
A América Móvil (dona da Claro), que acabou de fechar parceria com a PayPal para a América Latina tem como intuito que o consumidor utilize apenas um aplicativo para pagar as compras, no Claro Pay. A aposta das empresas são aplicativos populares e lojas e departamentos de serviços físicos.
As classes C e D têm sido miradas especialmente pela Telefónica, ao lado da rede Mastercard, que elaboraram a Zuum, uma joint venture que realiza transações bancárias como se fosse uma cota-corrente pré-paga. No serviço seria possível fazer a recarga de créditos, pagar contas e fazer transferências para outras pessoas.
Já imaginou um bilhete único no celular? É mais ou menos nisso que a Mastercard tem investido nos últimos tempos nos Estados Unidos. A proposta do Massabi é a mesma do cartão popular que funciona na Grande São Paulo (pagar ônibus, metrô e trem), mas com o detalhe da tecnologia do pagamento móvel.
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