Quantas vezes em uma conversa informal entre amigos ou colegas de trabalho, você mulher foi interrompida por um homem? Incontáveis vezes e esse tipo de prática, chamada de Manterrupting, é considerada uma forma de violência contra mulher. Muitos acham bobagem, mas isso acontece com muita frequência e para evidenciar isso a agência BETC desenvolveu um aplicativo capaz de contar quantas vezes um homem interrompe uma fala feminina.
Leia também: Empresário cria aplicativo para ajuda jurídica e contratação de advogado
Um exemplo mais recente sobre essa prática nada educada nem tampouco que promove a igualdade de gêneros foi a do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No primeiro debate entre ele e a candidata Hilarry Clinton, ela foi interrompida exata 51 vezes por Tramp. A intenção do aplicativo , que leva o nome Woman Interrupted é contas quantas vezes uma mulher é impedida de falar ou é interrompida por um homem.
Em nota enviada à imprensa, a BETC informou que a intenção é chamar pela necessidade de ser parar com a prática de Manterrupting, além de conscientizar o público masculino que acha normal essa postura, isso quando assume que tem o costume de praticá-la. “À primeira vista, pode parecer um problema pequeno, mas que reflete questões mais profundas da desigualdade de gênero no trabalho e na sociedade. O aplicativo é uma forma de mostrarmos que, na verdade, a interrupção é real e alarmante”, afirmou à sócia- fundadora e Co-CEO da BETC, Gal Barradas.
Leia também: Aplicativo facilita a vida de quem precisa comprar medicamentos
Como funciona
Segundo a empresária, o app foi criado para ser utilizado em reuniões, porém pode ser usado em qualquer lugar. Basta à usuária registrar sua voz na plataforma e quando necessário acionar o sistema e contabilizar por quantas vezes foi interrompida por um homem. Ele também é capaz de identificar timbres femininos e apontar quantas vezes uma pessoa do sexo oposto não deixou uma mulher concluir a sua fala.
“Nós, mulheres, lutamos diariamente para conseguirmos nosso espaço no mercado e o direito de nos expressar. Quando chegamos lá, o Manterrupting faz reduzir nossa participação”, explica. “Queremos que os homens se perguntem: será que estou fazendo isso sem perceber? Afinal, do que adianta ter mais mulheres em uma sala de reunião se ninguém escuta o que elas têm a dizer?”, enfatizou Gal.
O Woman Interrupted faz análises em tempo real e transforma as interrupções em dados. Nenhuma conversa fica registrada no aplicativo, apenas o número de interrupções, duração e data. Ele é gratuito e está disponível para Android e iOS e futuramente a empresa presente apresentar um overview dos dados coletados ao redor do mundo pelo app.
Leia também: Macintosh II: moderno para a época, computador da Apple completa 30 anos