Tamanho do texto

A simpática homenagem se deve ao início do último trajeto elaborado pela sonda, que passou os últimos 12 anos apenas viajando ao redor do Planeta

Brasil Econômico

Você já acessou o Google hoje? Se a resposta é sim, você com certeza se deparou com o novo Doodle divulgado pela empresa nesta quarta-feira (26).

Leia também: Facebook lança projeto de drone que oferece internet em situações de emergência

Novo Doodle apresentado tem duração de 15 segundos
Reprodução
Novo Doodle apresentado tem duração de 15 segundos

A breve apresentação animada do Doodle de cerca de 15 segundos mostra a Nave Cassini – sonda espacial da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (sigla em inglês NASA) – se aproximando de um dos planetas mais encantadores do sistema solar, Saturno, muito conhecido pelos seus anéis que o cercam.

A simpática homenagem do Google se deve ao início do último trajeto elaborado pela sonda, que passou os últimos 12 anos apenas viajando ao redor do Planeta, sendo que a sua ida começou há 20.  

“Saturno, prepare-se para o seu close-up! Hoje, a sonda Cassini começa uma série entre Saturno e seus anéis. Estas acrobacias cósmicas são parte do dramático ‘grande final’ da Cassini, um conjunto de órbitas oferecendo aos terráqueos um olhar sem precedentes no segundo maior planeta do nosso sistema solar”, publicou o Google.

Leia também: WhatsApp: Não gosta das mensagens de áudio? Conheça o "ditado"

Missão

Desta vez a missão da Nave é se aproximar 5 mil milhas do último anel de Saturno - contando a partir de seu centro - o “F” e estudar a matéria presente no gás que compõe os anéis. Assim, os cientistas poderão aprender mais sobre as origens, a massa e a idade dos misteriosos anéis. Outro ponto que a NASA pretende explorar nessa viagem é a observação das luas que orbitam as bordas dos anéis do Planeta.  

Além disso, o mergulho pretende render muitas imagens para nós da fronteira que marca a divisão entre o espaço e Saturno. Concluída a tarefa, Cassini irá realizar um voo suicida programado para o dia 15 de setembro de 2017, finalizando seu trabalho de mais de 20 anos.

Ainda na publicação oficial sobre o Doodle, o Google informa que a Nave Cassini ilustrada é resultado de um esforço conjunto entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Italiana (ASI).

Leia também: Aplicativo Google Primer faz sucesso entre os brasileiros, com 760 mil downloads

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.