A Kantar Worldpanel ComTech divulgou um levantamento onde foi apontado que, embora a Apple tenha conseguido aumento nas vendas de 5,6% e 5,2% respectivamente na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, a marca não consegue o mesmo resultado positivo na China urbana.
Leia também: Futuro sem congestionamento de automóveis? Veja a nova ideia de Elon Musk
Embora houve registro positivo nas vendas da Apple nos lugares citados, os lucros da empresa não atenderam às expectativas de Wall Street para o primeiro trimestre de 2017. Vale ressaltar que atualmente o sistema iOS representa 40,4% das vendas de smartphones na Grã Bretanha, e nos EUA o total obtido foi de 38,9%.
De acordo com a diretora de Consumer Insight da Kantar Worldpanel ComTech, Lauren Guenveur, a participação nas vendas do sistema iOS no mercado chinês de 12,4% representa uma queda de 9,1 pontos percentuais em comparação ao primeiro trimestre de 2016.
Leia também: Robôs e automação no trabalho são vistos de forma positiva, aponta pesquisa
Mercado chinês
A diretora de Strategic Insight da Kantar Worldpanel ComTech Asia, Tamsin Timpson, avalia que o quê se predomina no mercado chinês é o Android Huawei, que representa 36% das vendas na China urbana. A diferença em relação à Oppo – segunda colocada – fica evidente quando se nota que esta predomina 13% das vendas. A Samsung, uma das marcas mais consumidas pelos brasileiros, está em sexto lugar do ranking divulgado, com 5% das vendas na China.
Já nos cinco maiores mercados da Europa, composto por Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha as vendas do primeiro trimestre de 2016 do Android se mantiveram relativamente estáveis em relação ao mesmo período de 2017, uma vez que passaram de 75,6% para 76,3%. Por outro lado, o iOS totalizou 20,7% das vendas de smartphones, com ganho de 1,9% entre os períodos.
Segundo o diretor de Business Unit da Kantar Worldpanel ComTech Europe, Dominic Sunnebo, nesses mesmos mercados europeus as marcas chinesas respondem por um total de 22% das vendas.
EUA
Na comparação trimestral, no mercado de smartphones o Android correspondeu a cerca de 59,2% das vendas nos Estados Unidos, ou seja, 4,2 pontos percentuais abaixo do registrado nos primeiros três meses de 2016, quando a taxa era de 63,4%.
Em relação ao iOS, o diagnóstico é de crescimento, pois passou de 33,7% para 38,9%. Dispositivos da Samsung e Moto vêm sendo cada vez menos vendidos.
“O declínio das vendas de smartphones Samsung no primeiro trimestre de 2017 foi provavelmente devido a compradores antecipando o lançamento do novo Samsung Galaxy S8, em 21 de abril”, diz Lauren Guenveur. A diretora ainda informa que se deve aguardar 60 dias para checar os resultados do lançamento do S8 e se este vai superar os problemas da marca, além de também detectar se a novidade vai empurrar os iPhones 7 e 7 Plus da Apple para fora do topo de venda.
Leia também: Confira 10 dicas para aproveitar todos os recursos de busca do Google