Brasil Econômico

A Kantar Worldpanel ComTech divulgou um levantamento onde foi apontado que, embora a Apple tenha conseguido aumento nas vendas de 5,6% e 5,2% respectivamente na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, a marca não consegue o mesmo resultado positivo na China urbana.

Leia também: Futuro sem congestionamento de automóveis? Veja a nova ideia de Elon Musk

Apple não consegue resultados significativos na China urbana
shutterstock
Apple não consegue resultados significativos na China urbana

Embora houve registro positivo nas vendas da Apple nos lugares citados, os lucros da empresa não atenderam às expectativas de Wall Street para o primeiro trimestre de 2017. Vale ressaltar que atualmente o sistema iOS representa 40,4% das vendas de smartphones na Grã Bretanha, e nos EUA o total obtido foi de 38,9%.

De acordo com a diretora de Consumer Insight da Kantar Worldpanel ComTech, Lauren Guenveur, a participação nas vendas do sistema iOS no mercado chinês de 12,4% representa uma queda de 9,1 pontos percentuais em comparação ao primeiro trimestre de 2016.

Leia também: Robôs e automação no trabalho são vistos de forma positiva, aponta pesquisa

Mercado chinês

A diretora de Strategic Insight da Kantar Worldpanel ComTech Asia, Tamsin Timpson, avalia que o quê se predomina no mercado chinês é o Android Huawei, que representa 36% das vendas na China urbana. A diferença em relação à Oppo – segunda colocada – fica evidente quando se nota que esta predomina 13% das vendas. A Samsung, uma das marcas mais consumidas pelos brasileiros, está em sexto lugar do ranking divulgado, com 5% das vendas na China.

Já nos cinco maiores mercados da Europa, composto por Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha as vendas do primeiro trimestre de 2016 do Android se mantiveram relativamente estáveis em relação ao mesmo período de 2017, uma vez que passaram de 75,6% para 76,3%. Por outro lado, o iOS totalizou 20,7% das vendas de smartphones, com ganho de 1,9% entre os períodos.

Segundo o diretor de Business Unit da Kantar Worldpanel ComTech Europe, Dominic Sunnebo, nesses mesmos mercados europeus as marcas chinesas respondem por um total de 22% das vendas.

EUA

Na comparação trimestral, no mercado de smartphones o Android correspondeu a cerca de 59,2% das vendas nos Estados Unidos, ou seja, 4,2 pontos percentuais abaixo do registrado nos primeiros três meses de 2016, quando a taxa era de 63,4%.

Em relação ao iOS, o diagnóstico é de crescimento, pois passou de 33,7% para 38,9%. Dispositivos da Samsung e Moto vêm sendo cada vez menos vendidos.

“O declínio das vendas de smartphones Samsung no primeiro trimestre de 2017 foi provavelmente devido a compradores antecipando o lançamento do novo Samsung Galaxy S8, em 21 de abril”, diz Lauren Guenveur. A diretora ainda informa que se deve aguardar 60 dias para checar os resultados do lançamento do S8 e se este vai superar os problemas da marca, além de também detectar se a novidade vai empurrar os iPhones 7 e 7 Plus da Apple para fora do topo de venda.

Leia também: Confira 10 dicas para aproveitar todos os recursos de busca do Google

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!