Tamanho do texto

Aplicativo em Flash do YouTube será descontinuado em aparelhos fabricados até 2012; usuários estão sendo avisados com alertas enviados pelo software

YouTube terá aplicativo mantido em televisores fabricados a partir de 2013
shutterstock
YouTube terá aplicativo mantido em televisores fabricados a partir de 2013

As televisões fabricadas até 2012 não terão mais acesso ao aplicativo do YouTube a partir do dia 30 de junho. A ferramenta será descontinuada devido a paralisação do Flash utilizado pelo serviço, que deixará de existir por não receber novos recursos. Os aparelhos de televisão que serão afetados estão recebendo um aviso para que os usuários estejam cientes.

Leia também: YouTube anuncia lançamento de vídeos em 360º para Smart TV

De acordo com informações divulgadas pelo Google , os aparelhos de fabricação datada a partir de 2013 já começaram a receber o aplicativo em uma versão baseada em HTML5. Esta atualização conta com algumas melhorias e novas ferramentas. Será possível que o usuário faça, por exemplo, uma pesquisa mais aprimorada, além de receber recomendações – recurso não disponível para o software do YouTube que será interrompido. 

"Acreditamos que agora seja o momento certo para suspender o uso desse aplicativo: os novos recursos do aplicativo atual do YouTube para TV, como guias de tópicos, pesquisa aprimorada, assistir a seguir, recomendações, melhores controles de transporte etc., não funcionam nos modelos de dispositivos que usam o aplicativo em Flash", afirma a empresa.

Leia também: Para concorrer com YouTube, Facebook planeja lançar conteúdos em vídeo

Saiba se será afetado

Você pode descobrir se perderá acesso ao aplicativo mesmo que não tenha recebido uma notificação em seu aparalho. Uma forma de identificar a interrupção é conferir o design da ferramenta instalada em seu televisor. O software em Flash tem um menu com somente quatro opções na tela, no lado esquerdo. Se for o caso do seu, é provável que o aparelho deixe de contar com o aplicativo.

Como continuar usando

Mesmo que o seu aparelho de televisão seja afetado pela interrupção do software, você pode continuar acessando o aplicativo de outras formas. A empresa recomenda o uso de algum equipamento com entrada HDMI, como, por exemplo, o Chromecast.

Leia também: Felipe Neto ultrapassa 11 milhões de inscritos e se aproxima do top 5

Além disso, a empresa também indica o uso de consoles de videogame, que podem receber a atualização para a versão mais recente do aplicativo. Os aparelhos compatíveis são os principais da Sony, PlayStation 3 e 4, e os da Microsoft, Xbox 360 e Xbox One. Além deles, também é possível conseguir acesso ao YouTube por meio do Wii U.

    Leia tudo sobre: YouTube Aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.