Brasil Econômico

Reparou que o logotipo do Google desta sexta-feira (11) está diferente? A arte do Doodle feita pelo grafiteiro Cey Adams é apenas um dos elementos usados pela empresa para comemorar e homenagear os 44 anos do movimento Hip-Hop .

Leia também: Lançamentos de agosto: Confira os 10 games mais esperados neste mês

Fab 5 Freddy explica por meio de um tutorial, como funciona cada elemento da picape do Doodle
Reprodução
Fab 5 Freddy explica por meio de um tutorial, como funciona cada elemento da picape do Doodle

Assim que o play é dado no Doodle , Fab 5 Freddy narra a origem do break, que aconteceu no dia 11 de agosto de 1973, quando o DJ jamaicano, Kool Herc, discotecou em uma festa onde apenas seções instrumentais, ou os conhecidos breaks, foram tocados.

Para explicar também essa história, o Google convidou o ex-chefe da Def Jam Records, Lyor Cohen, para aprofundar o significado dessa cultura que começou no bairro do Bronx, Nova Iorque, nos Estados Unidos.

De acordo com Cohen, a construção da via expressa Cruz Bronx em 1972 teve como consequência a demolição de boa parte do bairro, o que fez com que a juventude local ficasse marginalizada e fragilizada, necessitando de uma referência cultural para chamar de sua.

Leia também: Google Keep: confira oito dicas para aumentar a produtividade com o aplicativo

Democratização

E o Hip-Hop proporcionou isso a esses jovens, afinal de contas, uma criança sem muitos recursos poderia transformar o seu toca discos – mais tarde chamado de picape – em um instrumento de expressão.

Além da democratização, o Hip Hop é também símbolo de resistência às várias normas impostas, “incluindo a crescente popularidade da discoteca [na época], que muitos na comunidade sentiram que haviam ofuscado injustamente as recentes obras inovadoras de James Brown e outros empresários do soul dos anos 1960”, diz Cohen.

Interatividade

Após Fab 5 Freddy nos presentear com um pouco da origem do Hip-Hop, nada mais justo do que o internauta misturar os sons disponíveis para fazer a própria faixa.

Acha que vai ser difícil? Fab 5 Freddy explica por meio de um tutorial, como funciona cada elemento da picape do Doodle. Agora vá até o site de buscas e crie o seu próprio som e cumpra as 10 tarefas propostas.

Leia também: Entende de moedas criptografadas? IBM, Microsoft, USAA e Visa têm vagas abertas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!