Brasil Econômico

undefined
Reprodução

Falsa página do Orkut exige que usuários enviem o link para outros contatos ou grupos no WhatsApp

Um golpe está se espalhando pelo WhatsApp com a falsa promessa de oferecer acesso ao antigo Orkut. De acordo com a equipe da PSafe, empresa de segurança e performance mobile, ainda que a plataforma tenha sido oficialmente encerrada a mais de três anos, o suposto link para a velha rede social do Google já teve mais de 500 mil acessos. Os usuários que completam os passos indicados pelos cibercriminosos podem colocar seus celulares em risco.

Leia também: Entenda como são realizados os golpes do vale-presente no WhatsApp

Ao clicar no falso link do  Orkut , a vítima é levada para uma página com visual bem diferente da rede social. O suposto acesso exige que o usuário responda a três perguntas. Ao mesmo tempo, a página exibe notificações de pessoas que teriam acessado seus respectivos perfis. Após esta etapa, é preciso compartilhar o link com dez amigos ou dez grupos no WhatsApp. O compartilhamento é apontado como a chave para retomar sua conta na plataforma.

Leia também: Conheça as oito principais mudanças apresentadas com o Android O

Para convencer os usuários a compartilharem o link com outras pessoas, os cibercriminosos ainda exibe falsos comentários de pessoas que teriam conseguido retomar o acesso à rede social. No entanto, mesmo após enviarem a mensagem, as vítimas são direcionadas para outras páginas, como um serviço de SMS pago que rouba créditos em caso de números pré-pago ou aumenta o valor da conta para pós-pagos.

Os usuários também podem ser induzidos a realizar o download de aplicativos falsos desenvolvidos com o objetivo de infectar o smartphone e podem sofrer um novo golpe que visa roubar suas informações pessoais. Depois de completar todos estes passos, os usuários não conseguem seu esperado acesso à rede social e ficam apenas com os apps maliciosos.

Leia também: Saiba como visualizar o Status de um contato do WhatsApp pelo computador

Como lembram os especialistas da PSafe, mensagens que prometem acessar o Orkut ou oferecem cupons de desconto são muito comuns no aplicativo de mensagens e quase sempre são mal-intencionados. O primeiro passo para se proteger é desconfiar deste tipo de promessa. Outra alternativa é instalar um antivírus que ofereça uma ferramenta de antiphishing. Assim, sempre que você clicar em algo desconhecido, o programa faz uma varredura para ter certeza de que não existem riscos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!