Lançado no último dia 19, o iOS 11 promete revolucionar o jeito como as pessoas usam o iPhone e o iPad. As mudanças no novo sistema operacional da Apple envolvem, principalmente, o layout de alguns menus e uma grande revolução: a inteligência artificial implantada na assistente virtual Siri. A empresa também deu atenção especial para os tablets nessa nossa versão.
Confira as principais mudanças do iOS 11 e saiba o que elas significam para os usuários.
Leia também: Instagram libera uso de máscaras em vídeos ao vivo; veja como usar
1) Tela de bloqueio mais acessível
A tela de bloqueio agora permite ao usuário visualizar todas as notificações, novidade essa que dispensa a abertura de novas janelas. Isso poupa o desbloqueio constante do dispositivo e evita a poluição visual no display.
2) Novo design para o Centro de Controle
Deslize o seu dedo para cima na tela inicial do iPhone e irá aparecer uma das principais mudanças no novo iOS . Ao invés de ocupar apenas metade da tela, o novo centro de controle está com um design mais prático, que ocupa o display do telefone inteiro, dando espaço para mais ícones que podem ser customizados pelo próprio usuário.
Outro ponto positivo do novo Centro de Controle é o toque 3D, que foi aprimorado. Agora cada ícone tem suas opções padrões, mas eles podem ser expandidos em pop-ups com mais informações. Esses pop-ups podem ser rapidamente fechados com um toque no canto inferior do display.
3) A Siri está mais inteligente
As melhorias na Siri começam pela voz. Tanto a masculina quanto a feminina agora são mais fluídas e parecidas com a voz humana, tornando a pronúncia melhor e mais expressiva.
A Siri também passou a ser capaz de analisar o gosto musical, as leituras ou pesquisas recentes do usuário, e utiliza as informações para dar sugestões. Além disso, ela é capaz de se sincronizar com os outros dispositivos da Apple que a pessoa possui.
Leia também: Câmera dupla do Moto G5S Plus não é perfeita, mas oferece bons resultados
Caso não queira falar, você pode escrever. Outra inovação do aplicativo é o suporte, tanto para escrita quanto para áudio. Atualmente estão disponíveis em cinco línguas, mas a previsão é que esse número aumente.
4) Mais efeitos para a câmera
O recurso das Live Photos, que funcionam como uma espécie de Gif, também recebeu uma atenção especial. Agora as fotos podem ser animadas em loop, e há a possibilidade de colocar borrões em imagens em movimento e ajustar as cores da foto e as da pele separadamente. Tudo isso possível com filtros específicos que estão disponíveis a partir de agora.
5) Mais recursos de acessibilidade
O novo iOS também é mais fácil e rápido de usar. Quando uma captura de tela for registrada, uma janela aparecerá com opções que te permitem editar a imagem naquele exato momento.
No centro de controle também será possível iniciar gravações de tela, evitando que seja necessário baixar aplicativos específicos para realizar essas capturas em vídeo.
O aparelho também evita que o usuário se distraia enquanto dirige. Para isso, foi criada uma funcionalidade chamada "Não perturbe", que silencia as notificações do smartphone enquanto ele estiver em trânsito.
A Apple também deu uma atenção especial ao seu sistema de navegação. A empresa está aumentando o número de mapas interiores. Estabelecimentos como aeroportos, shoppings e centros de eventos já possuem seus mapas vinculados no sistema. Assim, o usuário pode saber onde achar uma loja específica, um banheiro ou a saída pelo smartphone.
Outro recurso interessante (especialmente para usuários do iPhone Plus) é a possibilidade de, ao segurar o botão Emoji, mover o seu teclado mais para a direita ou esquerda. Isso facilita muito na hora de usar o celular com apenas uma mão.
6) Mais funcionalidades para o iPad
6. 1 Design:
As novidades no iPad começam com o novo design. Agora a tela inicial se aproxima mais da usada no Mac, computador da Apple. A tradicional "barra de aplicativos", também conhecida como "Dock" passou a funcionar no iPad de maneira similar aos computadores de mesa: não importa em qual aplicativo você esteja o Dock está sempre disponível para acesso no inferior da tela.
As mudanças no design não param por aí. Assim como nos celulares, o iPad agora conta com um menu destinado para a troca de aplicativos. Nele aparece a nova central de controle, similar com a dos iPhones, e miniaturas dos aplicativos abertos.
6.2 Acessibilidades:
Assim como no Mac, o iOS 11 permite copiar e colar imagens e textos apenas os selecionando e arrastando para o lugar desejado. O uso da Caneta foi expandido, sendo aceita no dispositivo inteiro. O bloco de notas agora reconhece quando você escreve com letra de mão.
Entretanto, um dos recursos mais interessantes é a capacidade do dispositivo de reconhecer documentos através do scanner de maneira quase automática.
Já a App Store, que não sofria nenhuma mudança de peso desde 2008, ganhou uma aba específica para games e outra para aplicações em geral. Uma nova seção no Apple Music mostra sugestões de músicas feitas pela Siri, permite criar playlists e o compartilhá-las com os amigos.
O iOS 11 se junta com os outros lançamentos da empresa, como o Apple Watch e os novos modelos de iPhone, para elevar o padrão de tecnologia do mercado. Com essa gama de funcionalidades variadas condensadas em um único sistema operacional o usuário pode ter a garantia de uma experiência personalizável e intuitiva.
Leia também: Conheça método fácil de fazer uma live stream no Facebook