O sinal analógico da TV aberta nas cidades de Salvador e Fortaleza será desligado na próxima quarta-feira (27). O desligamento foi confirmado nesta segunda-feira (25) após a pesquisa do Ibope Inteligência, divulgada na reunião do Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), mostrar que as cidades atingiram o percentual mínimo de 90% de cobertura da TV digital.

Leia também: Código indica que "YouTube Plus" pode ser a próxima novidade do Google

Em Salvador , a pesquisa aponta que 93% dos domicílios já deixaram o sinal analógico  e estão prontos para a transição. Além da capital, mais 19 municípios do estado passarão para a TV digital: Aratuípe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz.

Nas cidades em que o sinal analógico for desligado, canais apresentarão aviso sobre a mudança para a TV digital
Shutterstock
Nas cidades em que o sinal analógico for desligado, canais apresentarão aviso sobre a mudança para a TV digital

Leia também: Smartphone Alcatel A3 ganha versão com bateria maior e foco nas selfies

Já em Fortaleza e nas cidades ao seu redor, o levantamento revela que 92% dos domicílios contam com o sinal digital. Somente 8% das residências ainda utilizam a TV analógica, em um total de 830,9 mil domicílios na capital e 394,3 mil no entorno. Os resultados foram obtidos após 1.078 entrevistas na capital e 1.260 nas cidades vizinhas entre os dias 13 e 23 de setembro. Além da capital cearense, outros 14 municípios terão o sinal desligado.

Entre eles, estão Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante. Juazeiro e Sobral, outras cidades que tinham previsão de desligar os sinais analógicos ainda esta semana, não conseguiram atingir o percentual mínimo de 90% de uso do sinal digital. As cidades registrarem 76% e 73% de abrangência do sinal, respectivamente.

Leia também: Como liberar a memória interna de celulares Galaxy com um cartão microSD

Com números abaixo do esperado, o Gired, órgão responsável pela transição do sinal analógico para o digital, estabeleceu como novo prazo para a mudança o mês de fevereiro de 2018. Nas cidades em que o sinal for desligado, os canais abertos deverão apresentar na tela, durante 30 dias, um aviso para informar sobre o fim das transmissões analógicas.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!