O YouTube anunciou que vai remover as sugestões de links relacionados dentro dos vídeos do dia 14 de dezembro. A ferramenta, atualmente, é utilizada para que os criadores de conteúdo sugiram conteúdos similares ao que o usuário está assistindo.
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A remoção do recurso da estratégia do YouTube se deu pela percepção de que o número de usuários que utilizavam efetivamente as sugestões é muito baixo. Segundo o Google, algumas pessoas consideram os balões muito invasivos, causando neles a sensação de spam.
De acordo com informações divulgadas pela plataforma de vídeos, somente um entre 20 usuários clica nos conteúdos sugeridos pelos criadores. Outro problema citado é que, em grande parte dos casos, os links divulgados levam os usuários a uma página sem validade ou que não gerem interesse algum, como, por exemplo, vídeos ao vivos já encerrados.
A alteração marcada para dezembro será aplicada tanto no site quanto no aplicativo para dispositivos móveis. O recurso deixará de existir em vídeos individuais, transmissões ao vivo e playlists.
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Apesar da retirada da função, os criadores de conteúdo terão a possibilidade de continuar sugerindo vídeos de diferentes maneiras, com resultados mais efetivos, segundo a plataforma de vídeos. Será possível, por exemplo, continuar usando cards ou lonks ao final da reprodução atual.
No caso dos links de terceiros, o youtuber pode utilizar a descrição do vídeo para fazer a inclusão. Além disso, também há a possibilidade de usar a página do canal como forma de divulgação deste tipo de conteúdo.
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Um dos problemas da retirada do recurso é que a medida valerá não apenas para os vídeos publciados após a data final da função, mas também para os que já estão em exibição na plataforma. Isso pode fazer, por exemplo, com que o criador de conteúdo apareça no vídeo apontando para um link que não está mais lá. Em contrapartida, o YouTube espera conceder aos usuáiros uma experiência melhor e mais limpa, sem qualquer tipo de notificação prejudicando a reprodução do vídeo.