As redes sociais estão sempre com mudanças significativas para os usuários. Desde o início do ano, plataformas como Facebook e Instagram apresentaram diversas atualizações em seu funcionamento. Entre as principais novidades, estão o Watch, plataforma de streaming do Facebook, e o acesso aos Stories, publicações temporárias do Instagram na versão web da rede social.
Leia também: Wi-Fi e Bluetooth consomem mais bateria? Veja mitos e verdades de celulares
Segundo pesquisa realizada pela consultoria eMarketer, o uso das mídias sociais em 2017 já é feito por cerca de um terço da população global. Pensando nisso, a influu, plataforma que conecta influenciadores digitais com marcas, listou algumas das principais tendências para as redes sociais no próximo ano, como a popularização das transmissões ao vivo e dos vídeos realizados com mais de uma pessoa. Confira:
Aposta no Instagram Stories
Apesar da tentativa falha de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, de comprar o aplicativo Snapchat, o Stories se tornou uma referência mundial em vídeos curtos. A área do Instagram conta com mais de 200 milhões de usuários mensais pouco mais de um ano depois de sua criação. Considerada uma ferramente de grande potencial publicitário, muitas marcas estão investindo no recurso para a divulgação de seus produtos e serviços.
Leia também: Saiba como apagar as principais informações que o Google tem sobre você
Popularização das transmissões ao vivo
Com grande crescimento neste ano, as transmissões ao vivo são uma tendência para o próximo ano. Muitas empresas já estão usando o recurso como uma estratégia para conseguir novos seguidores. Os vídeos ao vivo estão tão populares que o Facebook Live chegou a ser usado para transmitir uma partida da Seleção Brasileira de Futebol. A cobertura do jogo somou mais de 7,2 milhões de visualizações.
Reinvenção do Twitter
Com uma queda em sua base de usuários, o Twitter deve se reinventar para o próximo ano para voltar a ser visto como uma tendência. As possíveis mudanças incluem a venda da empresa para investidores privados, a inclusão de algum elemento de assinatura ou renovação das opções de publicidade e mercem a atenção de usuários e de profissionais de mídias sociais.
Crescimento dos vídeos em grupo
Diversos aplicativos com essa função se tornaram populares nos últimos meses e devem crescer ainda mais no próximo ano. Um deles é o Houseparty, plataforma de vídeo usada diariamente por cerca de um milhão de pessoas. O aplicativo possibilita a participação de até seis pessoas por chamada de vídeo. Assim como o Snapchat com seus vídeos curtos, o app também chegou a ser copiado pelo Facebook.
Leia também: Conheça a One Step 2, câmera inspirada em clássico da Polaroid
Realidade aumentada
Em setembro deste ano, a Apple realizou o lançamento de seus dois novos aparelhos: o iPhone 8 e o iPhone X. Os dois dispositivos oferecem para os usuários a realidade aumentada de diversos lugares, possibilitando o desenvolvimento de novas soluções para celulares. Por conta disso, uma das promessas para 2018 é que as redes sociais tenham que se adaptar à nova tecnologia em suas páginas.