Brasil Econômico

Google oferece algumas opções para usuários apagarem dados que a empresa tem acesso
Shutterstock
Google oferece algumas opções para usuários apagarem dados que a empresa tem acesso

O Google já admitiu que  rastreia a localização de seus usuários mesmo com o GPS deligado e deixou muitos usuários ainda mais desconfiada sobre as informações que o buscador tem acesso. Em sua defesa, a companhia alegou que os dados não são armazenados e que a prática existe somente para melhorar a capacidade dos dispositivos Android.

Leia também: Saiba como seguir suas hashtags favoritas dentro do Instagram

É inegável dizer que é estranho a empresa saber onde os usuários estão sem receber autorização para isso. No entanto, será que existe um jeito de "contornar" o alcance do Google ? Essa pergunta é difícil responder ao certo, mas para quem preza pela privacidade e teme o famoso "Big Brother", do livro "1984", de George Orwell, o Brasil Econômico listou algumas formas de apagar as informações que a empresa tem sobre você. Confira:

1) Como excluir sua atividade no Google

As informações armazenadas pela empresa ficam em uma página disponibilizada pelo próprio buscador . Ao acessar o link, fique de olho no canto esquerdo da tela. É lá que são exibidas as opções “Visualização de pacote”, “Visualização de itens” e logo abaixo “Excluir atividade por”.

Ao clicar nessa opção, o usuário poderá definir as datas de modo personalizado ou clicar nas opções "Hoje", "Ontem", "Últimos sete dias", "Últimos 30 dias", "Todo o período" e "Personalizado", bem como as páginas que deseja excluir. Ao concluir a etapa, a página exibe uma notificação informando que o processo foi realizado.

2) Como excluir suas buscas das ferramentas de busca

Caso queira apagar uma determinada busca no site, o processo é um pouco mais trabalhoso. O primeiro passo é visitar a página de suporte do Google . Em seguida, você terá 12 opções de serviços da empresa. Selecione "Pesquisa Google" e escolha a opção "Solução de problemas e remoções de solicitações". Depois, clique em "Remover informações do Google". A página exibirá um formulário que deverá ser preenchido para completar o procedimento.

Leia também: Saiba como bloquear um contato do WhatsApp

3) Como excluir o histórico do YouTube

Faça o login em sua conta do Youtube. Se estiver acessando de um dispositivo mobile, selecione a opção "Biblioteca" e, em seguida, " Histórico ". Ao acessar o registro das suas atividades, a página exibirá um outro menu no canto superior direito da tela. Selecione o ícone e toque sobre "Limpar histórico de exibição".

Se você deseja apagar o histórico a partir de um desktop, o processo é um pouco diferente. No canto superior esquerdo da tela, selecione o ícone do menu. Lá está a "Biblioteca" com o histórico. A opção "Excluir todo o histórico de exibição" aparece no lado direito da tela.

4) Como bloquear anúncias baseados no seu interesse

Além de saber os seus interesses e os lugares que você frequenta, por exemplo, a empresa também repassa as informações aos anunciantes, que podem ter acesso ao que você procura e oferecer anúncios mais precisos. Para remover essas informações, acesse a  página de sua conta  e clique em "Informações e privacidade".

A página conta com muitos itens no canto esquerdo da tela, mas o que realmente interessa desta vez é o "Configurações de anúncio". Depois de clicar neste botão, selecione "Gerenciar Configurações de Anúncio". Em seguida, clique em "Controlar anúncios com sessão fechada". 

Leia também: Como usar o modo do Waze para motocicletas

A opção faz com que você escolha se deseja ou não receber anúncios com base em interesses. A opção de não receber publicidade não existe. Assim que for concluído, você será avisado por meio de uma notificação que a publicidade não se adequará ao seu perfil.

5) Como apagar histórico de localização do Google

Como já sabemos, mesmo com o GPS desligado o Google sabe onde você está. Mas de qualquer modo aqui vai o passo a passo para apagar seu histórico. Abra o aplicativo "Google Maps" e depois clique no menu que está do lado superior esquerdo da tela.

Clique no item "Configuração". A opção te levará para o histórico com todos os locais e rotas que você já percorreu ou pesquisou com seu dispositivo móvel. Para remover um determinado item, clique no ícone de fechar no lado direito da tela e confirme se você realmente deseja apagar o registro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!