Exatamente às 14h28 da última quinta-feira (21) começou a estação preferida de uns e a mais detestada de outros: o verão. A chegada do período é marcada pelo fenômeno do solstício de verão – evento em que há o máximo de tempo de luz solar no hemisfério Sul – e foi lembrada pelo Google com um doodle.
Leia também: Transmissões e realidade aumentada: veja tendências das redes sociais em 2018
A animação de aproximadamente 15 segundos mostra um roedor na sua toca lendo um livro que tem a atenção roubada da leitura ao ver uma pequena larva adentrando sua casa. Logo em seguida, o personagem principal do doodle nota a chegada de um passarinho azul que perfura o solo e faz com que a luz do sol entre.
Como o solstício de verão no hemisfério Sul do planeta é um fenômeno que acontece entre os dias 21 e 23 de dezembro, a homenagem do Google pode ser acompanhada apenas no Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Austrália, África do Sul e Nova Zelândia.
Leia também: O que é neutralidade de rede e como sua anulação muda seu uso da internet
Solstício de inverno
Para quem está no hemisfério Norte o fenômeno é outro: o solstício de inverno. Se aqui o momento é de muito tempo de luz solar no dia, lá é o contrário, e o Google não deixou de fazer a sua homenagem para quem está vivendo dias de frio e neve.
Leia também: Doodle: Já conferiu a animação de boas vindas à primavera?
Enquanto pensamos em praia, piscina e muito calor, o hemisfério Norte aproveita a estação para patinar no gelo e montar bonecos de neve, e é exatamente isso o que acontece com o personagem principal do Doodle na breve animação.
Mais estações
O Google sempre elabora doodles divertidos nas mudanças de estação. A chegada da primavera não foi diferente. Em setembro, o internauta pôde conferir a reação de um ratinho super simpático ao ver o nascimento de uma linda flor, característica da estação. Ficou curioso? Confira aqui o doodle .