Segundo Snowden, qualquer pessoa que deseja aumentar a segurança pode se beneficiar do aplicativo
Reprodução
Segundo Snowden, qualquer pessoa que deseja aumentar a segurança pode se beneficiar do aplicativo

Já pensou em transformar o celular antigo que você não usa mais em um sistema de segurança para a sua casa? Essa é a proposta do Haven, aplicativo apresentado por Edward Snowden, líder da Freedom of the Press Foundation, associação que trabalha na defesa de pessoas vulneráveis a espionagem, como jornalistas e ativistas. Apesar de ser focada nesse público, a solução pode ser utilizada por qualquer pessoa que deseja se sentir mais segura.

Leia também: Galaxy J7 Pro é smartphone intermediário que se garante na câmera e na bateria

Após ser instalado em um celular, o Haven  utiliza todos os sensores disponíveis no aparelho para informar os usuários sobre movimentos suspeitos no local. Para isso, são enviadas ao aplicativo todas as informações registradas em um determinado ambiente com a ajuda de itens como câmeras, microfones, sensores de luz eacelerômetro, usado para notar movimentações na sua ausência.

Leia também: WhatsApp deixará de oferecer suporte para alguns celulares com Windows Phone

Para evitar que terceiros tenham acesso aos dados, o Haven não armazena os registros na nuvem. A comunicação entre os smartphones é feita por meio do Signal, aplicativo que se concentra na segurança e é protegido por um padrão de criptografia de ponta-a-ponta. As atualizações também podem ser enviadas por meio do Orobot, app que permite a Tor, rede "oculta" para a maioria dos usuários.

Ex-contratado da NSA, agência de segurança norte-americana, Snowden é conhecido por denunciar práticas de espionagem governo dos Estados Unidos desde 2013. Nesse período, tornou-se um dos principais defensores da privacidade dos usuários na internet. "Você sabia que a maioria dos celulares atuais tem três microfones?", disse ao site The Verge , o analisa de sistemas hoje exilado na Rússia.

Com o aplicativo, usuários podem ficar informados sobre situações estranhas em sua casa
Reprodução
Com o aplicativo, usuários podem ficar informados sobre situações estranhas em sua casa

Leia também: Deixou de usar o Snapchat? Saiba como excluir sua conta na rede social

Ainda que o aplicativo seja voltado para pessoas em situação de risco, Snowden afirma que "você não precisa estar salvando o mundo para se beneficiar do Haven". Disponível para Android, o app é gratuito, tem o código aberto e foi desenvolvido de forma colaborativa por programadores de diversas parte do mundo. A versão do aplicativo para dispositivos iOS ainda não tem previsão de lançamento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!