Os sensores capazes de realizar o reconhecimento facial, de íris e de impressão digital são um grande avanço para os smartphones. No entanto, algumas fabricantes pretendem dar um passo adiante em seus sistemas de autenticação. Uma patente da Samsung indica que a empresa planeja identificar seus usuários por meio da pressão sanguínea.
Leia também: Snapchat permitirá que histórias sejam vistas por quem não usa a rede social
De acordo com o site Galaxy Club , que acompanha notícias da Samsung, a identificação poderia ser feita pelo dedo em smartphones ou pelo pulso e relógios inteligentes. A patente registrada em 2016 nos Estados Unidos indica que o reconhecimento pela pressão sanguínea é possível pois "os caminhos de condução arterial de diferentes usuários quase nunca são idênticos".
Leia também: Cansou de imagens de "bom dia" no WhatsApp? App do Google poderá te ajudar
Os dispositivos conseguiriam coletar dados sobre a pressão sanguínea e fazer a identificação por meio de padrões únicos para cada usuários. Segundo o site SamMobile , se o sensor funcionar de forma segura e confiável, os relógios inteligentes serão os principais beneficiados. Compatíveis com sistemas como o Samsung Pay , os aparelhos não precisariam exigir nenhuma etapa adicional para autenticar uma compra.
Em smartphones, o sistema poderia ser uma alternativa mais simples para os leitores de impressão digital. Vale lembrar que apesar de ter sido registrada, a patente não garante que a solução seja realmente liberada aos usuários. Isso porque questões técnicas e financeiras podem influenciar as decisões da Samsung.
Celular com tela dobrável
Outra patente revela os planos da companhia sul-coreana para a criação de um smartphone com tela dobrável. Conhecido como Galaxy X, o aparelho deverá ter tela de 7,3 polegadas com a mesma tecnologia das TVs dobráveis . Para permitir o movimento a bateria ficará na parte inferior e as caixas de som e os sensores, na parte superior do celular.
Leia também: Moto G5S se torna o smartphone mais procurado pelos usuários em janeiro
Os desenhos incluídos na patente indicam o interesse da Samsung em desenvolver um produto com tela e hardware que podem ser comprimidos. Apesar das informações presentes no documento, ainda não há confirmação sobre data de lançamento e valor do Galaxy X. O lançamento mais próximo é o Galaxy S9, celular topo de linha que deverá ser apresentado em 25 de fevereiro durante a Mobile World Congresss (MWC) em Barcelona.