Brasil Econômico

Interface do Gmail para web não passa por grandes atualizações como a prometida para esse ano desde 2011.
Divulgação
Interface do Gmail para web não passa por grandes atualizações como a prometida para esse ano desde 2011.

Uma nova versão do Gmail para web será lançada nos próximos dias para usuários do mundo inteiro. Pelo menos foi isso que o Google disse para usuários do G Suit corporativo, o pacote de serviços da empresa para empresas, em comunicado enviado na semana passada. Hoje, porém, o site americano The Verge teve acesso ao print de algumas telas da nova interface e confirmou mais detalhes da mudança.

Leia também: Em breve, aplicativo do Google recusará chamadas de spam automaticamente

As alterações têm a intenção de tornar o visual do serviço de emails do Google mais instintivo, dinâmico e limpo, a exemplo do que a empresa já entende ter feito na sua versão mobile. O novo design do Gmail contará com botões de bordas arredondadas e atalhos no lado direito da tela para outros serviços do Google como Calendar, Keep e Tasks, permitindo aos usuários fazerem anotações ou marcarem reuniões enquanto lêem os emails, sem precisar mudar de tela.

O novo software também permitirá que o usuário escolha entre três opções de visualização da caixa de entrada. Na padrão, o usuário poderá visualizar qual o tipo de anexo que uma mensagem têm, se arquivo de texto, power point, planilha ou foto, por exemplo, de acordo com os ícones já utilizados nos demais serviços do Google como identificação:

Opção
Reprodução
Opção "default" mostra ícones de acordo com o tipo de anexo que seguem o mesmo padrão dos outros serviços de Google

Já na opção "comfortable", a visualização da caixa de entrada fica mais parecida com a que estamos acostumados hoje, sem fazer distinção do tipo de anexo:

Opção
Reprodução
Opção "comfortable" mostra ícones de anexo neutros de acordo com o que já estamos acostumados hoje

Por último, a opção "compact", além de não mostrar ícones distintos de anexo, diminui a distância entre as mensagens, possibilitando a visualização de mais emails de uma só vez:

Opção
Reprodução
Opção "compact" além de não mostrar ícones distintos de anexo, diminui espaçamento entre as mensagens



É possível, porém, que essas escolhas estejam disponíveis apenas na versão que está sendo testada por funcionários do Google e que nunca cheguem a ser lançadas para os usuários.

Leia também: Nova versão gratuita do Spotify deve incluir acessos mais rápidos às playlists

Já para facilitar a navegação e a resposta rápida dos emails, o novo email do Google também deve oferecer uma gama de opções de respostas automáticas para que os usuários se livrem mais rápido dos emails que só precisam de uma resposta simples. No mesmo sentido, o Gmail também contará com uma opção que permite "silenciar" os emails por um período determinado de tempo, fazendo-os sumir da caixa de entrada até que o usuário tenha a resposta necessária ou possa dar a atenção devida.

Essas funcionalidades mostram um esforço do Google de atender às demanadas de seus usuários. Como a atual interface do Gmail tinha sido lançada em 2011 e desde então não tinha passado por grandes alterações, muitos aplicativos surgiram de lá pra cá oferecendo extensões para tentar suprir as carências que o Gmail oferecia. Agora, uma parte delas será correspondida pelo próprio software.

Já outras funções, como o Hangouts e o Google Tarefas, permanecem onde estão e sem alterações.

Leia também: Uber lança novo app para motoristas que permite ver faturamento em tempo real

Agora resta saber quando todas essas novidades serão lançadas para o grande público. Como o Google não confirmou nada, a tendência é que tudo seja anunciado na  Google I/O, uma conferência da empresa junto à sua comunidade de desenvolvimento que está marcada para começar no dia 8 de maio.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!