Descontos em corridas nos aplicativos de transporte estão se tornando cada vez mais comuns. Numa concorrência ferrenha pela preferência dos usuários, empresas como Uber , Cabify e 99 Táxis arranjam todo tipo de desculpa para oferecer cupons de desconto nem que seja apenas para fazer com que os usuários abram novamente o aplicativo. Cientes disso, criminosos estão usando a estratégia para aplicar um golpe nas pessoas.
Leia também: Uber anuncia parceria com a Nasa para criação de "carro voador"
O golpe foi identificado pela empresa de segurança digital Norton. Segundo ela, os usuários brasileiros estão recebendo um email com uma suposta promoção que oferece R$ 100 de desconto em viagens da Uber. A cifra chama atenção das pessoas que clicam no link e entram num site que simula o oficial da empresa de transporte e pede que os usuários cadastrem nome, CPF, telefone e cartão de crédito.
Aqueles que não desconfiam e enviam os dados são redirecionados, agora sim, para o site oficial da Uber de modo que muitos continuam sem perceber que caíram num golpe, achando que trata-se apenas de um erro, minimizando, portanto, o risco dos criminosos serem pegos. A essa altura, porém, já é tarde. Será preciso bloquear o cartão para evitar que pagamentos e transferências indesejados sejam feitos sem o seu consentimento.
A estratégia dos criminosos surpreende já que eles escolheram utilizar o email para aplicar o golpe, diferente da maioria dos "concorrentes" que utilizam o WhatsApp.
Pelo aplicativo, as mensagens contendo links para sites falos se espalham mais rápidos e aumentam os ganhos dos criminosos com velocidade. Por email, porém, a tática dos golpistas ganha uma camada de credibilidade já que os usuários tendem a acreditar mais naquilo que recebem na caixa de entrada.
Leia também: Empresa detecta vírus que acessa conversas de usuários feitas no WhatsApp
Golpe no WhatsApp
Lugar preferido dos criminosos, o WhatsApp também oferece diversos riscos para usuários desavisados. Recentemente, uma quadrilha usou o sucesso do filme Vingadores: Guerra Infinita para atrair a atenção dos usuários para um site que continha uma espécie de quizz.
Leia também: Criminosos usam sucesso de filme dos Vingadores para aplicar golpe pelo WhatsApp
Os golpistas ofereciam um par de ingressos para assistir ao filme em troca de respostas para três perguntas num suposto site da Marvel, estúdio que produziu o blockbuster, além do envio da mesma mensagem para pelo menos 30 contatos. Dessa forma, o golpe chegou a atingir mais de 50 mil pessoas.