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Há duas semanas, Danielle recebeu um telefonema de um dos funcionários de seu marido pedindo para que ela desligasse os dispositivos. Ele disse que recebeu arquivos de áudio de gravações de dentro da casa da família

Brasil Econômico

De acordo com a Amazon, empresa responsável pela Alexa, o caso vivido por Danielle é extremamente pontual
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De acordo com a Amazon, empresa responsável pela Alexa, o caso vivido por Danielle é extremamente pontual

O conselho “tenha cuidado com o que fala” nunca fez tanto sentido quanto para uma família da cidade de Portland, nos Estados Unidos. Isso porque, de acordo com o canal KIRO-TV , filiada da CBS , um casal teve conversas privadas gravadas pela Alexa , assistente virtual doméstica da Amazon, e enviadas para uma pessoa aleatória da lista de contatos da família.

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Por ironia do destino, Danielle (que não quis ter o sobrenome identificado) costuma brincar com o marido sobre "os aparelhos estarem ouvindo tudo o que estamos dizendo", já que toda a casa estava conectada com a Alexa para controlar a temperatura, as luzes e o sistema de segurança do lar.

Entretanto, há duas semanas, a americana recebeu um telefonema de um dos funcionários de seu marido, pedindo para que ela desligasse os dispositivos da Amazon porque estava sendo hackeada. O rapaz de Seattle revelou que recebeu arquivos de áudio de gravações de dentro da casa da família.

De início, o casal não acreditou no que estava ouvindo, até que, durante o telefonena, o funcionário começou a narrar partes das conversas que aconteceram na casa.

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Invasão de privacidade

Ainda assustada com a situação, ela ligou para a Amazon para pedir explicações. O engenheiro que a atendeu pediu desculpas pelo ocorrido e que foi muito importante ele saber sobre a existência desse problema, já que é algo que precisa ser consertado.

De acordo com a KIRO-TV , Danielle não ficou muito satisfeita com a resposta, pois o representante da empresa não forneceu nenhum tipo de detalhe, nem qualquer explicação sobre o que pode ter acontecido ou se foi um problema generalizado. “Ele apenas nos disse que o dispositivo adivinhava o que estávamos dizendo”.

Procurada pela equipe da emissora, a Amazon respondeu o seguinte: “Nossa empresa leva a privacidade muito a sério. Investigamos o caso e chegamos à conclusão de que se trata de uma ocorrência extremamente rara. Estamos tomando medidas para evitar que isso aconteça no futuro”.

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Além disso, a Amazon ofereceu desativar essa ‘função oculta’ da Alexa  na casa de Danielle e do marido, mas a cliente quer é um reembolso pelos aparelhos.

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