Com a identificação de mensagem encaminhada, o WhatsApp espera auxiliar no combate das fake news
Divulgação/WhatsApp
Com a identificação de mensagem encaminhada, o WhatsApp espera auxiliar no combate das fake news

O WhatsApp lançou uma atualização para usuários de Android e iOS nesta semana, que indica quais das mensagens recebidas foram encaminhadas a outras pessoas. Assim, será possível detectar imediatamente se um amigo ou familiar realmente escreveu o texto enviado ou se se trata de uma mensagem encaminhada. A ideia do aplicativo é auxiliar no combate às  fake news .

Leia também: Usuários não poderão mais ser incluídos em grupos de WhatsApp que decidiram sair

De acordo com a empresa, para saber se recebeu uma mensagem encaminhada no WhatsApp, é necessário ter a versão atualizada da plataforma. Dessa forma, os textos são recebidos pelo usuário com a etiqueta de “encaminhada”.

Função de mensagem encaminhada estava em teste

Em junho, o WhatsApp anunciou que estava testando o funcionamento do recurso, pedido pelos usuários há algum tempo. 

Você viu?

Leia também: WhatsApp vai mostrar origem das mensagens recebidas para combater fake news

Com essa iniciativa, o aplicativo de mensagens espera combater a disseminação das fake news , considerando que muitas pessoas estão usando a criptografia do WhatsApp para desinformar as pessoas que, enganadas, repassam a informação adiante.

Um dos maiores problemas é justamente que, por dificilmente receber esse tipo de "notícia" da fonte original, muitos usuários acabam associando a credibilidade da informação à confiança que depositam na pessoa que encaminhou a mensagem para ela e desconsideram a possibilidade dessa pessoa ter sido enganada antes e reencaminhado uma informação falsa para ela.

Leia também: WhatsApp ganhará figurinhas 'fofas' em breve; confira alguns desses stickers

Stickers no WhatsApp

Além do recurso utilizado para detectar uma mensagem encaminhada , agora, o que está em fase de teste no WhatsApp são as figurinhas. De acordo com o portal internacional WABetaInfo, os famosos stickers podem chegar à plataforma em breve. Segundo a publicação, há um novo ícone na versão beta do app, ao lado do atalho de GIF, que permite o usuário acionar rapidamente o recurso durante uma conversa. Conforme as capturas de tela divulgadas, o usuário terá quatro botões de reação: alegria, amor, tristeza e surpresa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!