Tamanho do texto

Em maio deste ano, o Instagram afirmou que estava trabalhando para desenvolver uma ferramenta para o usuário monitorar o tempo gasto na rede social; um mês depois, o Facebook seguiu o passo da parceira; confira

A ideia é melhorar a qualidade do tempo gasto no Facebook e no Instagram do usuário
shutterstock
A ideia é melhorar a qualidade do tempo gasto no Facebook e no Instagram do usuário

O Facebook e o Instagram apresentaram um novo painel para o usuário monitorar quanto tempo passa navegando pelos aplicativos e, assim, conseguir estabelecer limites diários de tempo de uso. A nova função para ver o tempo gasto no Facebook e também no Instagram será lançada gradualmente pelas próximas duas semanas.

Embora a ferramenta seja a mesma, o novo conjunto de recursos têm nomes diferentes nas plataformas. Para checar o tempo gasto no Facebook , por exemplo, é preciso ir até o “Tempo no Facebook”, enquanto que, no Instagram, a ferramenta é chamada de “Sua atividade”.

De acordo com o Facebook, apenas 1% dos usuários não receberão a atualização nos próximos 15 dias, uma vez que a empresa precisa de um comparativo para saber como a nova ferramenta estará impactando no tempo utilizado nas redes sociais.

Como saber o tempo gasto no Facebook e no Instagram?

O tempo gasto no Facebook será conferido nessas capturas de tela
Divulgação/Facebook
O tempo gasto no Facebook será conferido nessas capturas de tela

A função “ Tempo no Facebook ” está dentro do menu da plataforma, no ícone do canto superior direito do app. Entretanto, vale ressaltar que, como a novidade está sendo lançada gradualmente, pode ser que o usuário não encontre a opção – ainda.

No Instagram  o processo é basicamente o mesmo. A opção “ Sua atividade ” está no menu de configurações do aplicativo.

Leia também: Facebook cria ferramenta que "abre os olhos" de quem piscar na hora da foto

Os painéis dos aplicativos

O tempo gasto no Facebook e o Instagram também poderá ser
Divulgação/Facebook
O tempo gasto no Facebook e o Instagram também poderá ser "limitado" pelo usuário; entenda

Ambos os painéis mostram um gráfico de barras que representam o tempo gasto do usuário em cada um dos aplicativos nos últimos sete dias. Ao clicar em uma das colunas, a ferramenta mostra o tempo exato. 

A partir daí, será possível escolher quanto tempo o usuário deseja gastar nos apps do Facebook e Instagram. Essa “meta” é opcional. Desse modo, assim que o usuário atingir o “limite”, o aplicativo enviará uma notificação alertando a marca.

Embora exista o “alerta”, se quiser, a pessoa poderá continuar navegando normalmente. A ideia é apenas conscientizar sobre o tempo gasto nas redes sociais. Além disso, ao longo das próximas duas semanas, o usuário poderá gerenciar as configurações de notificação do feed de notícias, incluindo silenciá-las por até oito horas seguidas.

Ameet Renadive, chefe da equipe no Instagram dedicada ao bem-estar dos funcionários, disse que, embora a nova função possa levar a diminuição do tempo de uso do Facebook e do próprio Instagram, é importante que as pessoas sintam que o tempo nas redes sociais é bem gasto.

Além disso, com a ferramenta de monitoramento de tempo gasto no Facebook e Instagram, Renadive disse a empresa quer "capacitar as pessoas a tomarem decisões intencionais sobre quanto tempo elas gastam e como querem se envolver com o aplicativo". 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.