Na quarta-feira (3), especialistas da empresa de cibersegurança UpGuard apontaram que os dados de 540 milhões de usuários do Facebook ficaram expostos sem nenhum tipo de proteção em servidores da Amazon. Entre as informações vazadas estavam comentários, curtidas, fotos e até reservas de voos e hotéis.
Leia também: Facebook e Instagram vão banir conteúdos nacionalistas e separatistas
Os especialistas da UpGuard descobriram conjuntos de dados de usuários do Facebook armazenados sem nenhum tipo de proteção. As informações podiam ser acessadas por qualquer pessoa, sem a necessidade de senha.
O maior bloco de dados estava vinculado à empresa mexicana Cultura Colectiva, que armazena publicamente na nuvem 540 milhões de dados de usuários coletados no aplicativo , incluindo comentários, reações e nomes de perfis.
Você viu?
Leia também: Senhas de usuários do Facebook e do Instagram foram lidas por funcionários
Facebook faz comunicado em reação ao vazamento de dados
O porta-voz do aplicativo fez um comunicado oficial sobre o assunto: "Uma vez alertados sobre o problema, trabalhamos com a Amazon para derrubar os bancos de dados. Temos o compromisso de trabalhar com os desenvolvedores em nossa plataforma para proteger os dados das pessoas".
Leia também: Caiu aí? Instagram, Facebook e WhatsApp enfrentam instabilidade em todo o mundo
"As políticas do Facebook proíbem o armazenamento de informações em bancos de dados públicos", o porta-voz concluiu durante o comunicado oficial.
*com informações da Agência Brasil