Amazon e Google anunciaram um acordo que marca o fim da disputa entre as duas empresas, permitindo que o Amazon Prime Video tenha suporte no Chromecast e Android TV. Segundo anúncio, os aplicativos do YouTube, incluindo o YouTube TV e YouTube Kids, também estarão disponíveis para a linha Amazon Fire TV no mundo inteiro.
Em nota divulgada na última quinta-feira (18), ambas empresas confirmaram a informação, mas não comentaram sobre as especificidades do acordo. Eles afirmaram que tanto o Amazon Prime Video , quanto o YouTube chegarão ao Chromecast e Fire TV, respectivamente, até o fim deste ano, mas não detalharam datas.
A disponibilização dos serviços vai permitir que os usuários com Chromecast acessem os conteúdos oferecidos pelo streaming em 4K e, também, acessem recursos como o X-Ray - funcionalidade que mostra na tela informações sobre atores e a produção que está sendo assistida no momento. Já quem tem o player Fire TV poderá fazer login em suas contas no YouTube e reproduzir os vídeos em resolução 4K .
Disputa entre Amazon e Google acontecia há anos
Esses serviços não estavam disponíveis anteriormente por causa de uma discussão entre as empresas. Em 2017, o Google alegou violação dos termos no Amazon Echo Show, alto-falante inteligente da Amazon, e bloqueou o YouTube do serviço e, mais tarde, do Fire TV.
A Amazon já não comercializava o Chromecast e, depois da alegação, também parou de vender produtos da Nest, empresa parceira do Google. Mesmo antes do anúncio sobre o suporte para o Amazon Prime Video em aparelhos da Google e do YouTube no player da Amazon, a empresa já havia retomado a venda do Chromecast.