Fazer sucesso nas redes sociais não é uma algo que acontece da noite para o dia. Para conseguir crescer de forma orgânica e ter um público fiel, é preciso investir tempo, fazer um planejamento e ter dedicação. A boa notícia? Com algumas dicas, você vai aprender a como ganhar seguidores no Instagram .

Em entrevista ao iG Tecnologia, especialistas dão dicas do que fazer para ganhar seguidores no Instagram de forma orgânica
shutterstock
Em entrevista ao iG Tecnologia, especialistas dão dicas do que fazer para ganhar seguidores no Instagram de forma orgânica

Segundo André Pontual, CEO da agência de mídia digital NoBeta, as pessoas acham que ganhar seguidores no Instagram e bombar na plataforma não requer esforço. “O primeiro passo é entender que ter muitos seguidores dá trabalho, requer atenção e traz toda a necessidade de cuidados com o canal”, explica.

Diante disso, a dúvida de muita gente é como aumentar a base de fãs para conseguir expandir o negócio ou ficar conhecido em determinado segmento. Atualmente, a rede social já tem um bilhão de usuários ativos por mês em todo o mundo. Isso significa que, com a quantidade de contas existentes, é preciso pensar em uma boa estratégia para se destacar.

Afinal, como ganhar seguidores no Instagram?

Alguns truques - que podem ser realizados no dia a dia - ajudam a atrair mais fãs, ter mais curtidas nas fotos e visualizações nos vídeos. Tudo isso também pode contribuir para elevar o número de comentários – e ainda aumentar o engajamento das publicações e ser visto por cada vez mais pessoas. Confira!

1. Use hashtags

Elas ajudam a atrair o público. “O uso é muito importante, porque é através delas que as pessoas encontram os conteúdos. Elas também mostram o tipo de mensagem que se quer passar e o estilo de perfil que se deseja construir”, afirma Pontua. Com isso, é extremamente necessário usá-las nas postagens para aumentar o alcance.

De acordo com Gabriel Rossi, especialista em marketing e professor da ESPM, as hashtags organizam os conteúdos e contribuem para o que as pessoas interessadas cheguem em seus posts. “Você consegue direcionar o conteúdo para a sua especialidade, lembrando que, em época de rede social, quem tem um segmento bem claro, tende a sair ganhando”, pontua.

A quantidade máxima de hashtags que a plataforma permite utilizar é 30. Caso a publicação tenha mais marcações, o comentário não será exibido. Mensagem que utilizam # e, em seguida, espaços e caracteres especiais, como $ ou %, não funcionam. Números são permitidos. Além disso, você deve utilizar as que são relevantes e não as mais genéricas.

É necessário ter cuidado e usar as que são relacionadas com a sua marca e com o seu segmento. “As pessoas não gostam de sentir que a pessoa está se esforçando demais para fazer sucesso e bombar. Mas o uso é importante, principalmente para quem está no início. É o melhor jeito de ser encontrado”, ressalta Pontual.

2. Curta fotos de outros perfis

Para expandir a sua atuação e ter seguidores no Instagram, é preciso trabalhar e mostrar que o perfil está ativo. Uma das formas é curtir fotos - manualmente - de outras contas, que podem notar sua curtida. “Atrai por visualização. Ela se interessa pelo nome do perfil e vai visitar. Se gostar, dá follow. É uma estratégia”, diz o CEO da NoBeta.

3. Tenha regularidade

Não adianta você postar um dia e ficar um mês sem publicar nada depois, por exemplo. “Cuide dos seus seguidores. Responda de maneira pronta e simpática. Tente trazer algo novo. Já tem tanta informação que as pessoas precisam de novidade, coisas que realmente chamem a atenção”, afirma Rossi.

É importante criar um planejamento para sempre trazer conteúdo interessante para os seguidores. Com isso, fazer uma ou duas publicações por dia pode ser suficiente. Em alguns casos, é possível fazer mais, mas com cautela. O importante, no entanto, é lembrar que as postagens precisam ser relevantes. Postar qualquer coisa só por postar não é recomendado.

De qualquer forma, a melhor maneira de conhecer o seu público é fazer testes, principalmente para quem está no começo. Uma das formas de fazer isso é criar um calendário de publicações e, em determinados dias da semana, fazer mais posts. Nos outros, faça menos. Depois de um tempo, compare os resultados e veja os dados de engajamento.

4. Crie conteúdos originais

“Não adianta copiar o conteúdo dos outros”, alerta Rossi. De acordo com o profissional, é importante ter um material que fale sobre a sua marca e tenha relação com os seus seguidores. “Tenha foco no comportamento do seu público, no que ele consome e como ele enxerga seu diferencial relevante”, continua. Assim, você vai conseguir seguidores no Instagram .

E o que jamais fazer? Comprar seguidores

Comprar seguidores no Instagram é uma prática que não deve ser feita para quem deseja crescer de forma orgânica
shutterstock
Comprar seguidores no Instagram é uma prática que não deve ser feita para quem deseja crescer de forma orgânica

Comprar seguidores no Instagram é a pior coisa que se pode fazer no aplicativo. Hoje em dia, é possível reconhecer quando uma conta não é “original”, ou seja, alimentada por robôs. Ao fazer isso, o perfil prejudica o alcance orgânico, uma vez que esses seguidores falsos não interagem e, geralmente, são de outros países, como Índia, China e Cambodja, por exemplo.

Como podemos ver, para ganhar seguidores no Instagram não existe uma fórmula mágica. “A rede social existe para você estreitar o relacionamento. Mostrar aquilo que você é. É mais fácil fazer um  planejamento adequado com um objetivo de negócio com uma marca clara, simples e de fácil entendimento. O número de seguidores é consequência”, finaliza Rossi.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!