O novo sistema operacional da Apple, o iOS 13, foi apresentado WWDC 2019, que aconteceu na segunda-feira (3), nos Estados Unidos. Na conferência, os desenvolvedores também  mostraram todas as atualizações para iPhone, iPad, Apple TV, Mac Pro e Apple Watch que estão previstas para chegar à esses dispositivos em setembro.

O iOS 13, novo sistema operacional da Apple, foi apresentado na segunda-feira (3) em uma conferência de desenvolvedores
Reprodução/Apple
O iOS 13, novo sistema operacional da Apple, foi apresentado na segunda-feira (3) em uma conferência de desenvolvedores



Segundo os desenvolvedores, o iOS 12 foi o que teve a maior aceitação dos usuários, com uma média de 85% de aparelhos atualizados. Mesmo assim, a nova versão está prometendo uma série de novos rescursos e funcionalidades mais práticas. Quer saber o que mudou no iOS 13 , em relação ao anterior? Então confira abaixo: 

1. Tela

A novidade do iOS 13 é a tela em Modo Escuro, com promessa de economizar bateria e prejudicar menos a visão do usuário
Divulgação/Apple
A novidade do iOS 13 é a tela em Modo Escuro, com promessa de economizar bateria e prejudicar menos a visão do usuário

A maior novidade do novo iOS é o Modo Escuro. A ideia é que a alternativa de mudar o tom da tela e adotar cores como cinza e preto na interface ajude a economizar bateria — que é uma das maiores reclamações dos usuários —, além de prejudicar menos a visão. 

No iOS 12 as cores são claras e, apesar do modo noturno já existir para alguns aplicativos, como o Twitter, é preciso configurar de forma manual e diretamente no app. Já no 13, a função pode ser configurada direto no aparelho, deixando no automático ou habilitanto apenas à noite ou em um horário programado pelo usuário.

2. Privacidade

Depois dos golpes no WhatsApp e vazamento de dados, uma das preocupações da Apple é a privacidade e proteção do usuário. Um dos vários recursos divulgados é um maior controle do acesso à localização através dos aplicativos. O novo sistema vai permitir que essa informação seja compartilhada apenas uma vez  e o "Find My" seja acessado offline. 

Ao acessar um aplicativo no iOS 12 você recebe duas opções: criar uma conta com seu email ou fazer login diretamente com uma rede social. Isso faz com que esse app acesse algumas informações pessoais que talvez você não queira divulgar. 

Por isso, a outra novidade é a criação do “Sign in with Apple”, um botão para criar contas únicas usando o Face ID do iPhone . Com esse recurso, a Apple criará um email aleatório e privado para acessar sites e aplicativos e mostrará quando o app solicita outros dados. A ideia é evitar spam no seu email pessoal e o vazamento de dados em caso de ataques. 

Você viu?

3. Fotos

No iOS 13, será mais fácil tirar e editar fotos e vídeos com com controles intuitivos e abas de organização para as galerias
Divulgação/Apple
No iOS 13, será mais fácil tirar e editar fotos e vídeos com com controles intuitivos e abas de organização para as galerias

Tirar fotos no iPhone também vai ser uma experiência diferente no iOS 13 por causa das novas ferramentas de edição, com controles mais intuitivos para alterar brilho, contraste, saturação e outros atributos da imagem e, pela primeira vez, também é possível girar e editar vídeos. 

No iOS 12 todas as fotos ficam separadas por álbuns, mas a criação de uma aba que permite explorar a galeria em anos, meses, dias ou todas de uma vez, além de filtrar por eventos, vai facilitar na hora de manter tudo mais organizado. O app também vai remover as imagens duplicadas automaticamente. 

4. Siri e teclado

A assistente inteligente da Apple, a Siri, também ganhou atualizações e agora vai passar a seguir comandos com múltiplos passos pré-programados no aplicativo Atalhos. Além disso, ela poderá te ajudar a responder mensagens por meio dos AirPods através de sugestões automáticas de respostas para quando você não puder acessar o celular. 

Outra facilidade que não tinha no iOS 12 e entrou para o novo sistema é o teclado "swype". A função permite deslizar entre as teclas para digitar mais rapidamente com uma mão só. 

5. Aplicativos

Aplicativos como os Lembretes e as Mensagens foram atualizados para combinar com o layout e funcionalidade do iOS 13
Divulgação/Apple
Aplicativos como os Lembretes e as Mensagens foram atualizados para combinar com o layout e funcionalidade do iOS 13

Alguns aplicativos, como o Apple Maps e o Lembretes foram remodelados. O primeiro app, que ficou sete anos sem atualizações, voltou com botões no rodapé para acessar de forma fácil seus locais favoritos, um organizador de viagens integrado e visualizador de imagens 3D no estilo "Street View", do Google Maps . A novidade, porém, só chega nos EUA e ainda não tem previsão para estar disponível no Brasil. 

Já no caso dos Lembretes, o app terá compatibilidade com anexos, como fotos, e vai passar a sugerir alarmes e tarefas com informações de acordo com a sua agenda. Outra novidade é o app Mensagens, que vai passar foto e nome do contato automaticamente e com Memojis, o avatar 3D da Apple, mais personalizados.

Segundo os desenvolvedores da Apple, os tamanhos dos apps e das atualizações serão menores, diminuindo em até 50% e 60%, respectivamente. Além disso, o iPhone atualizado para o novo sistema  poderá abrir os aplicativos até duas vezes mais rápido do que o iOS 12. 

Quais aparelhos vão ser compatíveis com o novo iOS 13?

No ano passado, todos os dispositivos que rodavam o iOS 11 seriam atualizados para a versão 12, mas neste ano alguns aparelhos serão "abandonados". Entre eles estão os iPhone 5s, 6 e 6 Plus, o que significa que todos os modelos da Apple partir do 6S e 6S Plus poderão acessar o novo sistema iOS 13  assim que a atualização for liberada. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!