Aplicativo mais usado no mundo, o WhatsApp vai deixar de funcionar em alguns modelos que utilizam versões antigas do iOS e do Android, segundo o site de perguntas e respostas do app.
Leia também: Google Maps vai começar a informar se ônibus e trens estão cheios
Na resposta para o tema "Support for other operating systems", o WhatsApp não especificou quais aparelhos não poderão mais usar o aplicativo, mas publicou que os usuários com celulares que usam o Android 2.3.7 e iOS 7 ou suas versões anteriores perderão o acesso a partir do dia 2 de fevereiro de 2020. Estes usuários, inclusive, não podem mais criar novas contas ou verificar contas existentes.
Leia também: 11 recursos do WhatsApp que você precisa começar a usar o quanto antes
Já para quem usa Windows Phone, o WhatsApp vai parar de funcionar depois de 31 de dezembro de 2019, e o aplicativo , de acordo com a empresa, já não deve estar mais disponível na Microsoft Store após o próximo dia 1.
Leia também: 7 coisas que você não sabia que pode fazer no aplicativo do Instagram
Você viu?
De acordo com informações da BBC Brasil, a decisão do WhatsApp deve afetar quem tem smartphones como Galaxy S3, Galaxy Nexus do Google, Sony Xperia S e os iPhones 3G, 3GS e 4.
Vou perder o acesso ao WhatsApp?
Se você tem dúvidas se vai perder o acesso ou não, basta verificar o sistema instalado em seu aparelho. No iPhone
, é só entrar em "Ajustes", "Geral" e "Sobre"; feito isso, a segunda informação na tela é a versão do software.
Já para os que têm Android
, é preciso clicar em "Configurações", "Sobre o dispositivo" e, por fim, "Info.software"; lá vai estar informado qual versão de Android está instalada no smartphone.
Se você não quer perder seu WhatsApp, mas não tem a intenção de comprar um novo smartphone, a solução pode ser tentar atualizar o sistema, embora isso talvez não seja possível em todos os casos.