O Twittter é uma das redes sociais, junto com o Facebook, que está na mira do FBI
shutterstock
O Twittter é uma das redes sociais, junto com o Facebook, que está na mira do FBI

Um endurecimento das  investigações do FBI sobre as redes sociais Facebook e Twitter pode violar as regras de privacidade das duas empresas.

Além disso, pode ameaçar o  acordo fechado pelo Facebook com a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) para pagar uma multa de US$ 5 bilhões e encerrar o processo envolvendo vazamentos no escândalo Cambridge Analytica .

Flopou? Facebook diz que há chances da criptomoeda Libra não ser lançada

O FBI, segundo informações do Wall Street Journal, está buscando propostas de empresas externas para recolher grandes quantidades de dados do Facebook e do Twitter e identificar "ameaças aos Estados Unidos e seus interesses".

A solicitação do órgão federal de investigação fere as regras de ambas as redes sociais que proíbem o uso de informações de seus usuários para fins de vigilância . Para o FBI, as novas investigações podem ocorrer "garantindo toda a privacidade e liberdades civis", segundo a proposta publicada em seu site.

Adeus, vício: 7 ferramentas para controlar o tempo de uso do celular

O FBI não comentou sobre a proposta, nem o Facebook. Em resposta ao WSJ, o Twitter disse, por meio de uma porta-voz, que a política da companhia proíbe o uso de seus dados para vigilância "ou de qualquer outra maneira que fira as expectativas de privacidade" dos usuários.

Violações biométricas

Enquanto isso, em outra frente, um tribunal federal de apelações rejeitou nesta quinta-feira (8) um recurso do Facebook para pôr fim a uma ação judicial coletiva que acusa a empresa de coletar e armazenar dados biométricos ilegalmente de milhões de usuários sem consentimento, com sua ferramenta de reconhecimento de rostos.

Faceapp: aplicativo da moda pode roubar dados que você não imaginava

A decisão do tribunal expõe o Facebook a bilhões de dólares em possíveis indenizações para usuários do estado americano de Illinois que entraram com a ação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!