A pesquisadora digital Jane Manchun Wong ficou famosa neste ano por ter sido a primeira a adiantar que o Instagram iria acabar com o contador público de likes, causando frisson na comunidade da rede social, que se utilizava do número de likes para vender produtos, contratar influenciadores e escolher quais marcas e pessoas irão exibir produtos.
Leia também: Apagou ou não? Saiba como revelar mensagens deletadas no WhatsApp Web
Ao que tudo indica, o próximo a seguir estes passos é o Facebook , “rede social mãe” do Instagram que, segundo Wong, deixará de exibir o número de likes em sua próxima atualização. A pesquisadora explicou como chegou a sua descoberta através de um post em seu blog pessoal, onde disse ter usado de engenharia reversa na última versão do aplicativo do beta Facebook para Android e descobriu uma linha de código que indicava o fim da função de contagem de likes.
Leia também: Instagramáveis: 10 lugares em São Paulo perfeitos para suas fotos no Instagram
Ela explica que o novo sistema funcionará exatamente como no Instagram . Será aberto para todos quem curtiu as postagens, mas fica restrito apenas ao ator do post a contagem total de pessoas que curtiram (e no caso do Facebook, reagiram) a publicação. A medida é mais uma ação da companhia para melhorar a saúde mental de seus usuários.