E se você pudesse interagir com um avatar 3D holográfico de si mesmo ? A designer Martine Jarlgaard se perguntou exatamente isso antes de criar o Meet Yourself , instalação de arte que permite que as pessoas fiquem frente a frente com um holograma de si mesmas.
Essa história parece ter saído de Black Mirror , mas já é uma realidade. Primeiro, a tecnologia faz uma varredura em 3D da pessoa . Depois, através de um óculos de realidade aumentada , é possível ver e interagir com um holograma idêntico a você. A ideia da artista foi permitir que as pessoas se conhecessem, a fim de melhorarem as imagens que têm delas próprias.
Leia também: Amazon lança óculos inteligentes com Alexa integrada; confira as funcionalidades
A experiência acontece em parceria entre Martine e o Centro WSD Handa para Direitos Humanos e Justiça Internacional, da Universidade de Stanford. "Percebi que, quando as pessoas se encontram, algumas ficam positivamente surpresas (sobre quem ‘conheceram’)”, diz a designer.
Além disso, a artista também afirmou à Fast Company que acredita que as novas tecnologias podem e devem ser usadas para o bem, e que isso não tem sido muito trabalhado ultimamente. Para Martine, é importante que a tecnologia também devolva às pessoas a capacidade do contato humano, e criar uma nova percepção sobre si mesmas pode ser um bom primeiro passo. E você, o que diria se encontrasse com uma versão de você?