Embora o horário de verão tenha sido revogado no governo de Jair Bolsonaro , o sistema das operadoras de celular e do sistema Android adiataram automaticamente em uma hora. Na última sexta-feira (18), o Google havia publicado um anúncio oficial recomendando que usuários de Android no Brasil alterassem as configurações automáticas de data e hora.
A empresa havia informado que, mesmo após a alteração para não programar o horário de verão , celulares poderiam fazer a atualização do relógio automaticamente. A recomendação é a de que o usuário faça a correção manual do aparelho
O horário de verão do brasileiro deveria acontecer entre este sábado (19) e domingo (20), com os relógios sendo adiantados em uma hora, mas foi revogado em abril.
No Twitter , centenas de usuários relataram o problema; veja alguns relatos:
Você viu?
Leia também: Redes sociais podem ter que passar dados de investigados à justiça; entenda
Mudança do horário de verão no Brasil
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. O objetivo era aproveitar a iluminação natural dos dias mais longos para economizar energia e poupar recursos da matriz energética.
No ano passado, o Ministério de Minas e Energia divulgou estudo que apontava para a perda de efetividade do horário de verão. Segundo a nota técnica, a adoção de outros instrumentos regulatórios, como a tarifa branca e preço por horário, poderia ser mais eficaz.
Leia também: Emojis personalizados chegaram ao WhatsApp do iPhone; veja as novidades
O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, informou que o governo fez uma pesquisa que mostrou que 53% dos entrevistados pediram o fim do horário de verão . Não foram divulgados, entretanto, detalhes da pesquisa.